top of page

MEDICINA INTEGRATIVA

A MEDICINA INTEGRATIVA ABRANGE:
 

 

A MEDICINA AMBIENTAL

O impacto da poluição na fisiopatologia da maioria das doenças, como por exemplo a exposição a metais pesados, agentes químicos e pesticidas presentes em todas as actividades da vida diária, incluindo na alimentação.

O CONCEITO DA EPIGENÉTICA 

Pode ser definido como uma rede molecular e sistémica que interage não só dentro de si, com o seu próprio DNA, mas também com o meio ambiente. Definimos o epigenoma como a maquinaria nuclear responsável pelo processamento da informação proveniente do meio ambiente, colocando-o em relação com as informações codificadas no nosso genoma. Clarificar que em tal contexto, o DNA não é um modelo mas apenas o banco de dados potencial para a construção do nosso fenótipo.

O STRESS PSICOLÓGICO MANTIDO, PADRÕES COMPORTAMENTAIS ALTERADOS, ERROS ALIMENTARES CONTINUADOS, RADIAÇÕES IONIZANTES

Tudo isto contribui para a fisiopatologia da maioria das doenças crónicas do nosso tempo.

A Alimentação Humana - a epidemia da Obesidade.

(Fonte: AMIK - Curso Kousmine para médicos, Borgomanero, 2017)

A Medicina Integrativa engloba, ainda, várias formas de olhar o indivíduo, quer na fase preventiva, quer na fase de rastreio e diagnóstico precoce, quer na fase de tratamento - 3 fases muito distintas mas que se devem abordar integradamente, baseando-se na conjugação de vários saberes, entre eles a medicina convencional ou ocidental, a alimentação, os integradores alimentares, e um largo etc., para reequilibrar o mais depressa e completamente possível o indivíduo.

Mas o que mais distingue a Medicina Integrativa da Medicina Convencional é o 'timing' - o tempo de alerta. Na Medicina Integrativa age-se antes de ficar doente.

 

Na análise de todas as situações externas que não conseguimos controlar individualmente - poluição, factores/predisposição genética, propagação de vírus, etc - toma-se uma atitude preventiva em tudo o que individualmente podemos controlar para optimizar a IMUNIDADE - escolha de alimentos naturais, bons hábitos de vida, exercício físico ajustado, pacificação emocional, construção de relações sociais saudáveis, procura de uma área profissional satisfatória - etc.
 

 

Breve resumo destas três fases:

1. PREVENÇÃO:


A prevenção engloba todas as formas de cuidar da vida (do corpo, da mente e do espírito), e aqui baseio-me nos 7 pilares do Método Kosumine:

  • Alimentação natural

  • Higiene intestinal 

  • Controlo da acidez

  • Controlo do stress

  • Abordagem Psicológica 

  • Exercício físico

  • Terapia integrativa


Normalmente quando não se sente dor ou desconforto estes temas não suscitam interesse. Habituamo-nos a considerar que a prevenção se traduz em idas frequentes ao médico e realização rotineira de exames e análises: ISSO NÃO É PREVENÇÃO será rastreio e eventual diagnóstico precoce de alguma situação que se apanhe com esses exames.

Ora é exactamente quando nos sentimos bem que devemos prestar atenção a todas as formas de continuar esse estado, promovendo transversal e integradamente todos os comportamentos que nos mantenham com saúde e claro, evitando situações que venham a causar dor ou doença.
Por exemplo: é importante tratar as crianças deste a gestação, corrigindo a flora intestinal e ajudando a harmonizar e estimular a imunidade do bebé. Reforçar a imunidade de um bebé é a maior prova de sensatez, porque é este sistema imunitário que, com tempo e paciência, vai agir em situações de doença (infecções, vírus ou bactérias) que inevitavelmente poderão surgir por vários motivos externos e não controlados pelos pais (ordem genética, alterações ambientais, poluição, etc).

 

2. RASTREIO e DIAGNÓSTICO PRECOCE:
O Diagnóstico Precoce é a fase em que o indivíduo se submete a observação médica, história clínica, análises e outros exames auxiliares de diagnóstico para confirmar suspeitas e avaliar o possível estadio da doença.

 

 

3. TRATAMENTO:
Como a prevenção, esta é uma fase muito importante na Medicina Integrativa, já que são potenciadas várias abordagens para tratar a doença, quando instalada ou, se for o caso, para preveni-la. No fundo aplica-se uma abordagem integrada, sensata e luminosa, entre ciência ocidental - convencional - e outras áreas do conhecimento - com resultados científicos comprovados, como a acunpuctura médica, a osteopatia sacrocraniana, a hidrocolonterapia, a ozonoterapia...etc..,- a fim de optimizar todos os resultados ou evitar o surgimento de doenças.

Importa ressalvar que em qualquer fase do "ficar doente ou manter-se com saúde" a mudança de estilo de vida pode e deve acontecer. As reacções do nosso corpo são dinâmicas, a vida é um sistema aberto e as alterações que introduzimos, quando positivas e de forma continuada PODEM levar a resultados de regressão e cura das disfunções/ doenças.

CONSULTA DE MEDICINA INTEGRATIVA

água

INTEGRAR

A Medicina Integrativa representa a Evolução do Pensamento Médico e é um reflexo na área da Saúde, da Expansão da Consciência do ser Humano no seu processo evolutivo actual.

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page