top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

5 momentos em que o silêncio é de ouro e a palavra é de prata


1. Quando sentir raiva acalme-se antes de reagir. Normalmente numa situação destas o normal é que o despeito e a vontade de ripostar sejam mais fortes levando-nos a precipitações das quais poderemos arrepender-nos. À distância todas, absolutamente todas, as situações da nossa vida tomam outra dimensão, na maioria das vezes de menor importância daquela que sentimos quando estávamos a vivê-la.


2. Quando a queixa for recorrente, da parte do seu interlocutor como da sua parte. A queixa por hábito é uma forma de infantilizar a sua própria responsabilidade no seu crescimento espiritual, ou seja, quando teima em considerar-se o centro do mundo e da desgraça em vez de tentar compreender o que e como pode mudar para deixar de repetir padrões. Nem tudo está contra nem a favor, a tempestade e a bonança sucedem-se.


3. Quando receber má notícias. O impacto de más notícias pode ser devastador e poderá haver a tendência a implicar outra pessoa ou ser muito duro consigo próprio na tentativa de encontrar uma explicação. Antes de correr este risco tire um tempo em silêncio para se acalmar. Quando o batimento cardíaco e a tensão arterial entrarem num ritmo mais normal então as decisões podem ser tomadas e as palavras podem ser proferidas com maior consciência.


4. Quando não tiver a certeza sobre um assunto abstenha-se de dar uma opinião só para participar na conversa. Hoje, mais do que nunca, há muitas hipóteses de sermos enganados mas também há muitas formas fazermos as nossas próprias pesquisas, portanto, antes de falar sobre o que não deve nem sabe, informe-se. O cérebro agradece, estamos sempre a aprender.


5. Se o convidarem para a intriguice. ''Nas costas dos outros vemos as nossas.'' Evite esse tipo de conversa que denigre e difama pessoas gratuitamente. Hoje está na posição mas amanhã é a sua vez de falarem de si nas suas costas. Se tiver algo a tratar com outra pessoa experimente falar directamente, se não for possível desabafe com alguém da sua intimidade com a intenção de compreender e superar a situação. Evite um ajuntamento de falatório intencional. As palavras contam e pesam.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page