top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

5 passos para iniciar a mudança

Muitas vezes durante as consultas de medicina integrativa, percebo a barreira entre o desejo de melhorar a saúde e as dificuldades em assumir uma escolha alimentar diferente da dita 'normal' e até de perceber até que ponto isso será mesmo importante... " E então porque é que os outros médicos não falam nisso?" Muito frequente esta pergunta....

Se for o seu caso, quer por questões sociais, familiares ou de outra ordem, dou-lhe algumas dicas para uma transição leve e tranquila.


1. Observe e crie um objectivo. Antes de tudo deve olhar e reflectir de forma sincera para o que normalmente come e como se encontra, a nível físico e emocional e traçar o seu objectivo: perder peso, ter mais energia, resolver ou prevenir um problema de saúde, ser mais sustentável e cuidar do ambiente.

2. Pesquise. Aconselho também alguma pesquisa sobre alimentação (documentários e livros), incluindo procurar a origem dos alimentos, o seu impacto no organismo e no planeta e claro, renovar os livros de cozinha lá de casa.

3. Ler os rótulos. Assuma a responsabilidade dos alimentos que compra e que estão em sua casa, em comunhão com os restantes membros da família, claro. Se eles não concordarem crie uma prateleira na despensa só para si (daqui a uns tempos vai conquistar cada membro da família com as novidades que vai apresentar lá em casa).

4. Um passo de cada vez. Se não for apologista de uma mudança radical, por tudo o que ela implica ou porque não se sente preparado, dê pequenos passos. Se todos os dias come doce, se todos os dias come carne, experimente escolher um dia ou dois dias da semana para não o fazer. Durante esse dia poderá fazer o seguinte: - Receitas novas, sem proteína animal e sem açúcares refinados. - Consumir um alimento novo, que nunca tenha experimentado. - Visitar uma loja de produtos biológicos para conhecer a oferta. - Criar as suas marmitas e snacks para levar. - Substituir refrigerantes por água ou sumos de fruta.

5. Comprometa-se: inspire-se, partilhe e inspire. Procure na minha página ou no meu site www.medicinaintegrativa-fs.cominformação sobre alimentação e saúde e pratos que lhe agradem (se não encontrar a receita completa pergunte-me). Depois recrie a receita e partilhe nas suas redes sociais. Mostrar ao mundo é o primeiro passo para nos comprometermos e não desistirmos.





16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page