top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

SIBO

Atualizado: 6 de abr. de 2022


Os meus sintomas digestivos serão devidos ao SIBO?

Os principais sintomas da SIBO são Inchaço, (distensão abdominal) Diarreia e ou Obstipação, Flatulência, (gases) dor abdominal e cólicas e em alguns casos, Refluxo Gastro Esofágico), náuseas e fezes gordurosas.


Na verdade, a pesquisa mostra que SIBO é responsável por até 84% dos casos de SII.(Síndroma do Intestino Irritável).

SIBO é uma condição complicada e também é conhecida por ser um factor de fadiga, prostatite, acne rosácea, pernas inquietas, dor nas articulações, ganho ou perda de peso, artrite reumatóide, fibromialgia e muitos outros problemas não digestivos aparentemente não relacionados."


Há tempos fiz várias publicações sobre isto: tudo começa e acaba nos intestinos e no que nós lá colocamos: nunca vi tantos casos de cancros do cólon e do estômago em jovens como agora em que todos falam em mudança, em prevenção, no amor aos animais...desde que não abdiquem de um bom bife...


SIBO (Small Intestinal Bacterial Overgrowth) -uma pandemia silenciosa.

(em português SBID - supercrescimento bacteriano no intestino delgado)


A raiz da maioria dos seu problemas, onde tudo começa e eventualmente, acaba.

Como o seu nome indica (sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado)consiste num crescimento excessivo de bactérias ao longo do intestino delgado, uma condição em que o intestino delgado está colonizado por bactérias aeróbias e anaeróbias que colonizam normalmente o cólon (intestino grosso)e onde devem haver bactérias, claro, mas não em demasia.

Sobretudo onde deve haver equilíbrio entre as diversas bactérias. Em alguns casos há um predomínio das bactérias ditas "más", como a E.Coli. ,Klebsiella, ou Pseudomonas.


OS SINTOMAS clássicos são a dor e a distensão abdominal, tipicamente a pessoa tem gases, flatulência e eructação(arrotos);por vezes mal come uma pequena refeição fica logo com a barriga inchada. Muitas vezes tem prisão de ventre, sente que os intestinos não mexem, outras diarreia.

Infelizmente estes sintomas não se limitam ao tubo digestivo: dores de cabeça, irritabilidade, cansaço fácil, eczemas, dores articulares...menstruações dolorosas...tudo isto pode ser(e é na maioria das vezes) SIBO.


A proliferação anormal das bactérias no intestino delgado tem muitas componentes e variáveis e muitas vezes a medicina convencional pode confundir causas com efeitos e vice versa.

-Causa alteração da digestão no lúmen intestinal ou má absorção dos micronutrientes devido à lesão directa das células parietais de revestimento do intestino. -Causa alteração da motilidade intestinal global: pode dar obstipação, gases e diarreia simultaneamente, dependendo da pessoa, da alimentação da medicação habitual...etc. -Causa má absorção das gorduras e consequentemente das vitaminas solúveis nas gorduras: A, D, E, K. -Causa alterações na produção da bílis, provocando muitas vezes diarreias aquosas com deplecção de iões como o potássio e outros.

1-Doenças auto-imunes decorrem com proliferação bacteriana anormal no intestino delgado. 2-A toma continuada de inibidores da bomba de protões (os omeprazóis e restante família que a maioria das pessoas toma de forma vitalícia e com prescrição médica), reduz a acidez do estômago que é essencial para a digestão: causa directa de SIBO. 3-Doenças do pâncreas, doenças metabólicas, diabetes, alteram a composição da microbiota e predispõem ao SIBO.


Causas:

1-a toma de anti-ácidos e de fármacos que reduzem o ácido clorídrico normal do estômago. -O estômago precisa de um meio ácido para o seu bom funcionamento. As pessoas que tomam IBP(omeprazol e outros da família que terminam em "ol")por estarem convencidas de que as suas moléstias são devidas ao excesso de ácido no estômago, têm na realidade SIBO, o qual piora à medida que o tempo passa. O mal estar gástrico deve-se essencialmente aos excesso de proliferação bacteriana que empurra (sob pressão dentro do abdómen) o estômago para cima e lhes provoca o bendito refluxo, as hérnias do hiato...o tratamento crónico com estes fármacos ,interfere com a fisiologia gástrica, provoca disbiose e torna crónico este problema; tive uma vez uma paciente que tomava omeprazol há mais de 10 anos, a quem eu tentei tirar aos poucos, mas as dores e cólicas abdominais foram tantas ,que já não conseguimos...as células de revestimento normal do estômago tinham mudado completamente, fez uma endoscopia com biópsia e constatámos que estas tinham sido substituídas por células intestinais-like.E mais não digo.

DE NOTAR QUE OS OMEPRAZOÓIS TÊM INDICAÇÕES ESPECÍFICAS:

TRATAMENTOS AGUDOS DE ÚLCERAS GÁSTRICAS E DUODENAIS.

Se continuar a fazer este fármaco por mais tempo como"protector gástrico" arranjou já outro problema. E possivelmente a absorção da vitamina B12 foi ao ar e você nem é vegano...




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page