top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

A barreira cutânea da pele


Como é do conhecimento geral e como já falei, a pele é o maior órgão do corpo humano e o mais pesado e tem a função de defender e proteger o corpo de várias agressões.

A pele é constituída por três camadas: a camada mais à superfície chama-se epiderme, no meio está a derme e a camada subcutânea chama-se hipoderme.


A epiderme é constituída por cinco camadas: basal, espinhosa, granular, lúcida e córnea; a derme por duas camadas: a papilar e a reticular e, finalmente, a hipoderme constituída por células adiposas, fibras de colagénio e vasos sanguíneos.


A barreira cutânea está acima da camada córnea - a última camada da epiderme constituída por células mortas (sem núcleo) e lipídios epidérmicos, ceramidas que unem essas células - e funciona como um muro de protecção e defesa fundamental para a saúde do organismo. A barreira cutânea impede a desidratação (perda de água), defende o organismo de agressões externas, bactérias, fungos, infecções e irritações e regular o pH, para que existam condições para as bactérias protectoras de microorganismos viverem à superfície da pele.


Além dos agentes, há coisas que podemos evitar de forma a proteger a barreira cutânea da pele, como água muito quente, produtos cosméticos e de higiene agressivos e exposição solar em excesso.


Uma vez quebrada a barreira, a pele apresenta fragilidades que podem ser visíveis e sentidas como a vermelhidão, a comichão ou infecções.


Portanto, se quer proteger a sua pele, não se exponha demasiado, beba água, hidrate-se com produtos o mais naturais possível, e não se esqueça de se alimentar bem, abusando dos legumes e fruta frescas, biológicos e da época.


Se gosta deste tema, leia estes dois artigos:





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page