top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

A Ilusão


O fim do Inverno poderá denunciar cansaço, não só pelo acumular de meses de frio e chuva e mais escuros, mas também por prováveis problemas de saúde respiratórios, mais frequentes nesta estação.


O cansaço físico influenciará o sistema emocional, levando a que haja um acumular de tensão e emoções negativas. Por outro lado, há quem sinta que Março é o mês da luz e do tempo amena, promessas da nova estação.

Achei interessante trazer a esta reflexão duas notas que o Dalai Lama faz sobre as emoções negativas. Segundo ele, as emoções negativas estão relacionadas com uma atitude egocêntrica e no sistema de crenças que usamos, culturalmente, na percepção da realidade.


Se permanecer num lugar egocêntrico e narcisista de se considerar o centro do mundo, certamente as suas emoções tenderão a criar uma angústia desproporcionada, muito aumentada.Se, por outro lado, escolher o altruísmo e tomar consciência que a realidade que vê é apenas uma percepção e que nada de facto existe como está a percepcionar, certamente aprenderá a controlar a pressão das emoções negativas, que pode ser destruidora e contribuir para a facilitação de doenças físicas graves.


O pensamento deve ser treinado para compreender e aceitar as variáveis incompreensíveis da realidade. Tudo é relativo, nada é certo. Tudo pode mudar de um momento para o outro, tudo é mutável, nada é fixo, escrito na pedra ou permanente. É esta dança que nos torna com mais capacidade de sermos felizes. Aprendermos a conquistar a tranquilidade entre a exaltação e a angústia. Aceitar ambas, relativizá-las e dar-lhes apenas a importância suficiente. Afinal os nossos processos mentais nada têm a ver com a Consciência de que somos um todo Universal.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page