top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

A importância da Medicina Integrativa

Os três grandes pilares da Medicina Integrativa são a Prevenção, o Diagnóstico Precoce e o Tratamento - 3 fases muito distintas mas que se devem abordar integradamente, baseando-se na conjugação de vários saberes, entre eles a medicina convencional ou ocidental, a alimentação, os integradores alimentares, e um largo etc., para reequilibrar o mais depressa e completamente possível o indivíduo.

Mas o que mais distingue a Medicina Integrativa da Medicina Convencional é o tempo de alerta. Na Medicina Integrativa age-se antes de ficar doente.

Na análise de todas as situações externas que não conseguimos controlar individualmente - poluição, factores/predisposição genética, propagação de vírus, etc - toma-se uma atitude preventiva em tudo o que individualmente podemos controlar para optimizar a IMUNIDADE - escolha de alimentos naturais, bons hábitos de vida, exercício físico ajustado, pacificação emocional, construção de relações sociais saudáveis, procura de uma área profissional satisfatória - etc.

A prevenção engloba todas as formas de cuidar da vida (do corpo, da mente e do espírito), e aqui baseio-me nos 7 pilares do Método Kosumine: alimentação natural, higiene intestinal, controlo da acidez, controlo do stress, abordagem psicológica, exercício físico e terapia integrativa.

No diagnóstico precoce o indivíduo submete à observação médica a sua história clínica, análises e outros exames auxiliares de diagnóstico para confirmar suspeitas e avaliar o possível estadio da doença.

O tratamento é uma fase muito importante na Medicina Integrativa, já que são potenciadas várias abordagens para tratar a doença, quando instalada ou, se for o caso, para preveni-la. No fundo aplica-se uma abordagem integrada, sensata e luminosa, entre ciência ocidental - convencional - e outras áreas do conhecimento - com resultados científicos comprovados, como a acunpuctura médica, a osteopatia sacrocraniana, a hidrocolonterapia, a ozonoterapia...etc..,- a fim de optimizar todos os resultados ou evitar o surgimento de doenças.

Importa ressalvar que em qualquer fase do "ficar doente ou manter-se com saúde" a mudança de estilo de vida pode e deve acontecer. As reacções do nosso corpo são dinâmicas, a vida é um sistema aberto e as alterações que introduzimos, quando positivas e de forma continuada podem levar a resultados de regressão e cura das disfunções/ doenças.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page