top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

A importância das fibras insolúveis para o intestino

Hoje quero recordar a importância do consumo de fibras insolúveis para prevenção de doenças do intestino, como o cancro do cólon.

As fibras insolúveis estão presentes nos legumes, cereais integrais, leguminosas e cogumelos. Têm a função de acelerar o trânsito intestinal e ajudar a eliminação de substâncias nocivas ao organismo.

A carne e o açúcar não têm fibra e envenenam o intestino, que precisa de fibra e minerais. A fruta é rica em fibra mas tem açúcar, já os legumes são ricos em fibra e minerais, exactamente o que o intestino precisa para desempenhar a sua função de excretor de bactérias, sem reter as que o prejudicam.

A carne putrefaz-se no organismo. E se depois da carne consumir um processado como gelado ou outro doce, o açúcar alimentará essa putrefacção, uma espécie de fermentação nociva que envenena o organismo e faz com que as fezes seja demasiado rijas ou demasiado moles. Veja este artigo sobre as fezes. Se comer carne e se estiver mais de 24 horas sem evacuar...está a facilitar o processo inflamatório que poderá estar na génese de patologias múltiplas, incluindo o cancro, uma vez que a carne apodrece enquanto percorre o sistema digestivo e o intestino.

Além disso, carne e açúcar farão com que o apêndice (pequeno tubo, com cerca de oito a dez centímetros, que está localizado na primeira parte do intestino grosso, na região inferior direita do abdómen) entre em esforço.

Apesar de já se ter considerado que o apêndice não tinha uma função específica, hoje os estudos garantem um papel ao apêndice, cumprindo um papel no sistema imunitário e estimulando o crescimento de bactérias intestinais saudáveis, ou seja, o apêndice protege e estimula a produção das bactérias benéficas que vivem no intestino.

Do ponto de vista físico, sem mencionar a carga espiritual inerente,o primeiro passo para tratar bem do seu intestino e do seu organismo, em geral, é reduzir ou deixar de consumir carne, aumentar o consumo de legumes cozinhados e crus e reduzir o consumo de açúcar. Nada de novo do que tenho vindo a dizer, apenas um reforço da motivação pela saúde do intestino, que em falência causa tanto sofrimento.

E no fundo é esta a minha motivação com a medicina integrativa, ajudar as pessoas a envelhecer com saúde e energia e a prevenir doenças.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page