top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

A intimidade e a segurança


Já pensou sobre a relação dos conceitos intimidade e segurança? Quando nos sentimos seguros, confiantes e aceites por outra pessoa, encontramos espaço para deixarmos transparecer a nossa vulnerabilidade, a nossa fraqueza, a nossa sombra mas igualmente a nossa força, poder e luz. A segurança é a base de qualquer relacionamento, amoroso ou amistoso.


O tempo influencia muito o grau de intimidade mas a segurança não. Embora esta possa ser, muitas vezes, confundida com apego e hábito. A segurança é uma sensação, que sentimos ou não, logo nos primeiros contactos. Uma pessoa muita atenta aos sinais que recebe da energia de outra pessoa, percebe se a sensação que sente é de segurança, de desconforto ou imprevisbilidade. Mesmo que esse desconforto e imprevisibilidade atraiam, por qualquer motivo ainda desconhecido. É que a segurança está ligada a uma ligação ancestral entre espíritos e é a base de relacionamentos duradouros e de grande intimidade.


É um grande privilégio sentirmos segurança com outra pessoa, podermos destapar o véu que cobre a nossa essência, sobre a qual estamos sempre a descobrir, e enfrentar o que de pior temos, mostrando, também, o que de melhor somos.


Nesta curta passagem por este mundo, proponho-lhe descobrir a diferença entre segurança que vem do amor e o apego que vem do medo, e reconhecer as pessoas com as quais sentem verdadeira segurança. A sua tarefas será cuidar dessa relação.

Devemos ser cautelosos com a forma de nos relacionarmos intimamente com alguém. A intimidade é uma grande concentração de energia, representa entrega e doação do espírito, raras e importantes. E a intimidade merece ser recebida com generosidade, compaixão e amor. As nossas carências devem ser resolvidas dentro de nós, o outro não deve ser visto como forma de resolvermos as nossas carências, no entanto, uma relação de segurança apoia muito o processo de auto-conhecimento e de superação. Portanto, rodeie-se de relações seguras e permita-se ser vulnerável e íntimo, sabendo que o reconhecimento de uma relação segura e íntima é um pilar essencial à saúde e à alegria, tão necessárias quanto vitais.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page