top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

A pegada de carbono dos países ricos

A pegada de carbono dos países ricos versus a miséria dos países do terceiro mundo

Talvez a base da crise climática esteja na ausência de consciência espiritual, ou melhor do esquecimento de que somos Seres Espirituais experimentando a Alta Costura da roupagem física.

Se só 10% das pessoas mais ricas são responsáveis por 50% das emissões de dióxido de carbono, só a total ausência de consciência espiritual e do objectivo da nossa presença enquanto humanos na Terra, pode justificar o abuso no consumo de bens e serviços, ao ponto de igualarem o consumo de milhões de pessoas. E o problema é que todos queremos ser ricos e ter as regalias dos ricos.

A evolução tecnológica e social, a globalização das necessidades criadas para a produção de bens de consumo, fez com todos, os 8 biliões agora presentes nesta Terra exaurida, queiram e lutem pelo mesmo. Estão no seu direito, claro.

Mas esta sociedade consumista (não há diferença entre Europa, Estados Unidos, Rússia, China ou Japão) de cada vez mais pessoas desmesuradamente ricas a querem aproveitar a vida ao máximo e usufruir de todos os luxos, está a matar-nos a todos e de forma bem mais rápida do que todos supomos.

Por outro lado, se os pobres não tivessem esse fascínio pelas celebridades e pelas pessoas ricas, embora os muito ricos sejam discretos, essas pessoas poderiam ter uma vida mais normal sem precisarem de aviões particulares ou carros com motorista por exemplo; não há tecto para o consumo, a medida do consumo é que mede a riqueza de um país.


Enquanto destruímos nichos ecológicos a uma velocidade supersónica, sabemos que as árvores têm o seu lugar na natureza à custa de anos e anos de crescimento lento. Os nichos ecológicos são fisiologicamente equilibrados e auto-sustentáveis. Nós devastamos tudo e depois espantamo-nos com pandemias, demências, suicídios, infelicidades várias de quem ser feliz a qualquer custo, confundido prazeres efémeros e da carne com a harmonia das Leis da Natureza. Infelizmente a Ciência ocidental carece da componente espiritual na pesquisa e avaliação do parâmetros relacionados com a Terra e com o ser humano. Por isso sofremos.

Compreendo a existência humana, porque ainda nos falta passar o rubicão para ascendermos e mudarmos o ciclo, acabar a Era de trevas, da ignorância. Não é pela matéria que evoluímos, somos imortais, o corpo é a primeira roupa que vestimos. A matéria, sendo densa, reflecte a luz do sol por isso é que a vemos. Será na matéria que aprendemos, mas enquanto Espíritos na matéria.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page