top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

A relação entre o açúcar e o crescimento de células cancerígenas em tumores malignos

Um estudo publicado em 2017 na revista Nature associa o açúcar ao crescimento de células cancerígenas de tumores malignos.

O consumo de açúcar por doentes oncológicos activa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores conclui o grupo de investigadores belgas do Vlaams Instituut voor Biotechnologie, do KU Leuven e do Vrije Universiteit Brussel.

“A nossa pesquisa revela como o consumo hiperactivo de açúcar das células cancerígenas leva a um ciclo vicioso de contínua estimulação do crescimento e desenvolvimento do cancro. Observámos na levedura que a degradação do açúcar está ligada à ativação de proteínas Ras através do intermediário Frutose-1,6-bisfosfato, que estimula a multiplicação tanto de células de levedura como de cancro. É impressionante que este mecanismo tenha sido conservado durante a longa evolução da célula de levedura para a célula humana”. Ou seja, a conclusão nasceu da observação da acção de células de levedura em contacto com açúcar. Tal como as células humanas, a levedura contém uma proteína – a Ras – que pode tornar-se cancerígena após sofrer uma mutação.

É urgente que a instrução escolar, a educação familiar e a sociedade coloquem a alimentação (verdadeiramente) saudável como prioridade, não só a nível teórico na roda dos alimentos mas na prática.

Enquanto for ritual e tradição oferecer doces a crianças desde tenra idade em todas as ocasiões especiais (natal, aniversário, páscoa e demais festas), o ciclo vicioso de dependência ao açúcar processado não terminará. Crianças que consomem doces processados diariamente dificilmente se tornarão adultos que conseguem resistir. À parte deste estudo importa compreender o impacto do açúcar processado no organismo, causando e aumentando a gravidade de doenças. É um flagelo difícil de combater porque está em todo o lado e é como tantos outros flagelos o motor de uma indústria milionária. Previna disfunções celulares potencialmente cancerígenas, com uma alimentação sem açúcares!

Em breve falarei de crianças hiperactivas e consumo de doces e leites de origem animal.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page