top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Adição ao açúcar: como evitar


À falta de uma entidade séria que traga à discussão as várias perspectivas do problema sério da adição ao açúcar, deixo algumas recomendações que só poderão servir a quem tenha consciência da problemática, queira evitar as consequências e tenha força de vontade para levar a cabo mudanças alimentares e de estilo de vida.


1. Hidratação.

Quantas e quantas vezes a fome e o apetite são simplesmente sinais de desidratação. Beba água frequentemente e sempre que sentir fome. Obviamente que se continuar a ter forme deve alimentar-se e se continuar a ter apetite deve preferir uma fruta, aliás uma fruta cabe sempre em qualquer bolsa e está sempre pronta a saciar.


2. Exercício físico.

A prática de exercício físico aumentam a produção de serotonina - tal como o consumo de açúcar - hormona responsável pela sensação de bem-estar e satisfação. Portanto, muitas vezes o que procuramos com o consumo de açúcar é a sensação de satisfação, de prazer, a mesma sensação que podemos encontrar com a prática regular de exercício físico. Portanto, mexa-se para se sentir bem.


3. Evite locais e situações que sabe que tendem a exagerar na oferta de doces.

Com isto não quero dizer que abandone a vida social, mas pode fazer determinados ajustes. Por exemplo, numa festa ou num jantar, procure primeiro as opções mais saudáveis, distraia-se, converse e evite cair na tentação. Num jantar de amigos em que cada um leva alguma coisa, proponha-se para levar a sobremesa e procure receitas saudáveis. Se for uma ocasião em que nada disto pode ser evitado, tente comer uma sopa antes de sair de casa ou uma fruta, tal como deve fazer antes de ir ao supermercado, portanto, evitar o estado de fome extrema de forma a querer comer tudo o que lhe aparece à frente.


4. Não coma só um.

Poderá não conseguir comer apenas um doce, a pulsão é forte, fácil de satisfazer e muito difícil de ser interrompida. Há doces por todo o lado. Diga não e não pense que 'é só um', porque atrás dum vem outro e outro e mais outro. E a sensação de culpa e de arrependimento só prejudicam o processo de 'limpeza' a que se propôs.


5. Não compre para ter em casa.

E não pensei nas visitas. Se não tiver em casa será muito mais fácil resistir. As visitas habituam-se ao que tiver disponível. Aliás, é bom marcar a diferença numa sociedade completamente viciada e dependente, sem consciência alimentar e de saúde.


O açúcar não é um perigo só de hoje mas hoje apresenta-se de várias formas e formas muito perigosas, principalmente disfarçado em produtos processados. Aliás, às vezes o açúcar é o melhor dos males nos produtos processados. O açúcar está intimamente relacionado com a obesidade, a diabetes e o metabolismo das células cancerígenas


Todas as células precisam de glicose. ''Mas enquanto as células saudáveis produzem energia a partir da oxidação da glicose, utilizando para isso o oxigénio disponível, as células de cancro fazem-no através da fermentação, excluindo assim a necessidade de oxigénio do processo. Por ser um processo menos eficaz para a obtenção de energia isso significa que vão precisar de mais quantidade de glicose para produzir a mesma energia.'' https://projetosafira.wordpress.com/.../consumir.../


Nesta época que se aproxima, o Natal, as pessoas empanturram-se de doces. É deveras lamentável que uma celebração com fundamentação religiosa sirva para cometer excessos alimentares e carnificinas de várias ordens. Tenho a certeza que se Jesus visse isso, reprovaria este comportamento e estas tradições.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page