top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Agustina Bessa-Luís


Hoje comemora-se o centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís (1922-2019), nome literário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, escritora portuguesa que marcou sobretudo a segunda metade do século XX.


Começou a escrever durante a adolescência mas só em 1948 se estreou como romancista com a novela Mundo Fechado. A par com a sua carreira de escritora foi aceitando cargos diversos nas áreas e Artes e Letras em Portugal e no Estrangeiro.


Em 1954, com o romance A Sibila, Agustina Bessa-Luís destaca-se como uma das mais importantes escritoras de ficção da sua geração, assumindo um estilo único, paradoxal e enigmático, ganhando um círculo de leitores que a acompanharão sempre.


O cineasta português Manuel de Oliveira fez adaptações de vários dos seus romances. A obra "O Princípio da Incerteza - Jóia de Família", que Manoel de Oliveira adaptou ao cinema com o título "O Princípio da Incerteza", foi exibido no Festival de Cannes. Agustina escreveu também para teatro e televisão


Foi premiada duas vezes com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Foi, também distinguida com os prémios Vergílio Ferreira 2004, atribuído pela Universidade de Évora, pela sua carreira como ficcionista, e com o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português.


Morreu com 96 anos, deixando uma obra original. Na RTP Play ainda poderá encontrar algumas entrevistas à autora.


É lamentável que uma autora tão original e única não seja incluída no programa de português das escolas.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page