top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Alfredo Keil

ALFREDO KEIL faria hoje (3 de Julho) 173 anos.

Alfredo Cristiano Keil (Lisboa, 3 de julho de 1850 — Hamburgo, 4 de outubro de 1907) foi um compositor, pintor, poeta, arqueólogo e coleccionador de arte português.

Keil é conhecido como o compositor da música do hino nacional português (A Portuguesa). Filho de alemães radicados em Portugal, teve uma educação cosmopolita, o que aliada à sua inteligência e rara sensibilidade artística e mutifacetada, o fez compositor e músico, escritor e pintor.

Viveu sob a Monarquia em Portugal, estudou em Nuremberg. Em 1870, devido à guerra Franco-Prussiana, regressa a Portugal. Em 1890, o ultimato inglês a Portugal ofereceu a Alfredo Keil a inspiração para a composição do canto patriótico "A Portuguesa", com versos de Henrique Lopes de Mendonça. A cantiga tornou-se popular em todo o país e seria mais tarde feita hino nacional de Portugal - A Portuguesa, música e poemas que perduram até aos nossos dias.

Os versos em tom guerreiro e apelando às armas, bem como a música, são belos mas demonstram como perdura o incitamento à violência no nosso Mundo cada vez menos unido e em guerras muito pouco nobres. Sempre assim foi e sempre assim será.

À vinda para casa depois de 24h esgotantes de um trabalho de cura insana, escutar a inefável Antena 2 com os seus programas tão nobres e tão apaziguantes, onde ouvi peças de piano da sua autoria e de outros, entrecortadas por frases ditas em tom e timbre calmos e adequados, deu-me alguma esperança e alguma fé.

Não sei em quê nem em quem, mas fortaleceu-me emocional e espiritualmente. Só tenho a agradecer a sua vida e celebrar o seu nascimento, hoje.

Não morremos de verdade quando tocamos o coração das pessoas.





6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page