top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Alimentos a evitar

Alimentos a evitar de uma modo geral por todos, especialmente os que sofrem de doenças crónicas.


Se se preocupa com a manutenção da sua Saúde - se tem alguma hipersensibilidade ou alergia ou qualquer outra condição, se está sob tratamentos médicos "pesados" mas indispensáveis - é, actualmente, fundamental evitar o maior número possível de gatilhos e disruptores, e isso inclui certos alimentos e ingredientes.

Hoje em dia e devido aos níveis tóxicos que já "normalizaram" as nossas vidas, o corpo precisa de todo o tipo de suporte para que se possa curar e manter um certo equilíbrio idealmente.

Até agora, todos nós já ouvimos falar de conservantes, corantes, espessantes, edulcorantes e sabores artificiais - sabemos que devemos evitá-los, por várias razões

Existem outros ingredientes problemáticos, porém, que deveríamos evitar. Esses ingredientes podem alimentar condições virais, bacterianas e fúngicas já existentes e que podem conduzir/agravar processos inflamatórios - e também causar estragos no sistema digestivo, enfraquecer e confundir o sistema imunológico.

É improvável que os profissionais de saúde o avisem sobre a maioria desses alimentos e aditivos, porque não é do conhecimento comum que eles podem piorar substancialmente doenças já existentes, nem que podem contribuir para desencadear novas condições patológicas. 


Milho O milho costumava ser uma das fontes fundamentais de nutrição na terra. Foi a base do alimento de muitos povos.

Infelizmente, a tecnologia de organismos geneticamente modificados (OGM) e a sua produção intensiva embebida em químicos, destruiu-a como um alimento viável.

Produtos com milho e subprodutos criam uma inflamação crónica substancial.

É um alimento que pode perpetuar vírus, bactérias e fungos. Mesmo que veja milho anunciado como não-transgénico, as hipóteses de que ele ainda pode desencadear qualquer tipo de problema de saúde não são desprezáveis - e que ainda pode ser OGM.

Tente evitar todo o milho e todos os produtos que tenham milho como ingrediente. Estes incluem alimentos como "salgadinhos "de milho, pipocas, cereais de milho e qualquer coisa que incorpore claramente xarope de milho ou óleo de milho. Eles também incluem produtos menos óbvios, como refrigerantes, goma, xarope de milho rico em frutose (HFCS), pasta de dentes, alimentos sem glúten que usam milho no lugar de trigo e tinturas de ervas que empregam álcool como conservante. (É mais provável que seja o álcool de grãos de milho. Compre as versões sem álcool das tinturas.) Tente ler os rótulos dos ingredientes com cuidado e faça o melhor que puder. Ficar longe dos produtos e subprodutos do milho pode ser muito trabalhoso. 





Soja A soja sofreu o mesmo destino dos OGM que o milho. A soja costumava ser uma comida saudável. No entanto, qualquer produto de soja que esteja actualmente à venda no mercado pode ter alguma contaminação por OGM, além da soja ser também produzida intensivamente.... Se for importante comer soja (eu às vezes como...) e se sente privado sem ela, escolha as opções mais seguras: tofu biológico ou tempeh da mais alta qualidade, se puder.





Óleo de canola O óleo de canola é principalmente OGM neste momento. E, independentemente disso, é pró-inflamatório. É especialmente prejudicial para o aparelho digestivo,sendo uma das principais causas da síndrome do intestino irritável. O óleo de canola pode alimentar vírus, bactérias, fungos e fungos.

O óleo de canola é usado em muitos restaurantes e em centenas de produtos, muitas vezes como uma alternativa de baixo custo ao azeite Até mesmo cadeias e restaurantes respeitáveis de alimentos saudáveis usam o óleo de canola para manter os preços baixos, às vezes anunciando a canola como alimento saudável. 


Açúcar de Beterraba Processada

As beterrabas transgénicas são principalmente reservadas para fazer açúcar de beterraba processado; Isto é diferente de ralar beterrabas frescas e biológicas na salada ou espremer beterrabas frescas. Se for consumidor regular de produtos bio, a maior parte das beterrabas desses locais são seguras.



Peixe de Aquacultura De uma forma geral, os peixes de aquacultura são frequentemente criados em espaços pequenos e fechados. Isso gera algas, parasitas e outras doenças - portanto, os criadores geralmente dão antibióticos aos peixes e tratam a água com produtos químicos considerados adequados. Haverá legislação e fiscalização sobre este assunto, mas...

Se não é vegetariano ou vegan e não consegue deixar de comer peixe, os mais seguros que pode comer são os selvagens, como salmão, alabote e bacalhau fresco. Tenha SEMPRE em conta que TODOS contêm mercúrio - especialmente com peixes maiores, como espadarte e atum.




Glúten

Sobre o glúten já falei dos celíacos e dos intolerantes ao glúten...no entanto, o pão sempre foi tradicionalmente um alimento muito considerado...então pelos portugueses...mas era o pão feito com os cereais antigos com farelos, sem sal, com fermentos naturais e sem pesticidas....agora com tanta confusão de estímulos e triggers, o pão tornou-se um inimigo...o pão branco, processado, etc...

O glúten é uma proteína encontrada em muitos grãos. As formas de glúten às quais as pessoas são especialmente sensíveis são as do trigo, da cevada, do centeio e a espelta (um tipo de trigo). 

A aveia tem de ser certificada e não manuseada com grãos que contenham glúten... Será assim um excelente alimento...

O arroz integral biológico e não transgénico continua, na minha opinião, a ser o cereal mais equilibrado...



Dica: eu alterno o cereal da Budwig: trigo sarraceno/arroz/aveia...um de cada vez...





43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page