top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Alimentos pouco conhecidos

Atualizado: 29 de abr. de 2021


A alimentação é um dos pilares do Método Kousmine, a par com a Higiene Intestinal, o Controlo da Acidez e a Terapia integrativa e abordagem psicológica.


Segundo as investigações e o trabalho da Dra. Catherine Kousmine, a nossa alimentação deve incluir cereais integrais crus e cozidos, vegetais crus de origem biológica, azeite e outros óleos biológicos, de primeira pressão, e evitar qualquer ingestão de açúcares, alimentos refinados, fritos e reduzir o consumo da carne.


A variedade da ingestão de cereais, oleaginosas e vegetais no nosso país já não depende muito da localização geográfica e do clima, já que vemos com regularidade alimentos de outros países à disposição. Apesar da popularidade de alguns alimentos, outros são sobejamente desconhecidos.


Conhece estes alimentos?


Arroz vermelho e Arroz Preto Farinha de amendoim Miso Pitaia Jaca Tamarindo Farinha Teff



Sobre o arroz vermelho e o arroz preto


O arroz vermelho e o arroz preto são oriundos da China. O arroz vermelho é cultivado principalmente em áreas da Índia e do sudeste asiático. Ambos, têm uma tonalidade que os distingue de outro tipo de arrozes, isto deve-se à presença de antocianina, que pertence à classe de compostos naturais chamados de flavonóides constituindo o maior grupo de pigmentos hidrossolúveis das plantas. Biologicamente, este corante natural tem um efeito protector ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, doenças de ossos e alguns tipos de cancro.

Fonte: Freitas, V., (2019) O mundo colorido das antocianinas, V7(2):017


São ambos ricos em fibra, contém vitamina B1, B2, B6 (o arroz preto contém B12), ferro, cálcio, antioxidantes, como já disse, magnésio, zinco e hidratos de carbono complexos. Esta composição torna-o um alimento indicado para a regulação dos níveis de açúcar no sangue e colesterol, prevenção do envelhecimento, melhora a saúde dos ossos, cabelo e unhas e ajuda a equilibrar os níveis de serotonina (um neurotransmissor com acção cerebral, que regula o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a temperatura corporal).


Estes arrozes são alimentos inteiros, ou seja, grãos descascados, integrais, não refinados e não polidos, mantendo a casca e o germe.

O arroz preto uma textura fibrosa e um sabor e aroma a castanha.



Experimente conjugar com uma leguminosa e enriqueça com gotas de limão ou laranja.

Aqui ressalvo a importância de escolher cereais integrais, já que os hidratos de carbono e açúcares presentes são complexos, o que significa que são compostos por várias moléculas que são gradualmente absorvidas pelo organismo. Esta absorção gradual impede os picos de glicémia e garante saciedade durante mais tempo e facilita o processo de digestão. Pelo contrário, os cereais refinados,descascados e portanto processados, por serem de absorção rápida, contribuem para picos de glicémia e posterior falta de energia e cansaço.





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page