top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Altruísmo como estilo de vida


Segundo alguns dicionários de filosofia e de acordo com a fonte citada no final "o termo altruísmo foi criado por Augusto Comte (1798-1857) integrado no positivismo: o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.


Segundo Ferrater Mora, na opinião de Comte, o altruísmo, que implica, entre outros afeitos, a benevolência, não se reduz a ela e opõe-se ao egoísmo, que supõe o amor por si próprio em detrimento dos outros. O altruísmo, quando enérgico, é sempre mais apropriado que o egoísmo para dirigir e estimular a inteligência, inclusive nos animais. O altruísmo não é um vago sentimento de afecto mas a base para uma moral sistemática. Por conseguinte, deve-se defender e desenvolver um “regime altruísta” em oposição a um “regime egoísta”."


O altruísmo, por motivação eticamente inteligente, pode mesmo beneficiar o sistema nervoso ao também desencadear sensações e emoções muito positivas de forma holística, no indivíduo e por conseguinte, no Outro, seja ele quem for. Dar ao outro, olhar o outro, respeitando-o desinteressadamente, são formas de contribuir para uma sociedade mais igualitária, solidária e compreensiva. Assumir uma postura altruísta pode contribuir para aumentar o sentimento de pertença a uma comunidade.


A solidariedade, a compreensão e a compaixão devem ser práticas diárias. As crianças aprendem e copiam o que vêem e o que ouvem. Se tiver acções desta natureza junto dos seus filhos ou das crianças que o rodeiam, plantará esta semente no seu carácter.


Numa época em que muitas pessoas vivem isoladas, em que o contacto físico foi desencorajado o individualismo exacerbado cresceu exponencialmente, é importante falar e recuperar o hábito das boas acções, o hábito da educação, da simpatia e do respeito.


Todos os dias temos ao nosso alcance a possibilidade de realizar pequenos gestos altruístas, que se reflectem no colectivo.


Para dar este passo, muitas vezes é preciso antes cuidar de si. Lembre-se de tudo o que tenho indicado ao longo destas semanas.

Não é só a alimentação:é o seu pensar,o seu sentir, elos do seu bem-estar emocional. Cuidar de si para cuidar dos outros.





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page