top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

As fibras alimentares


As fibras são um grupo heterogéneo de resíduos de células vegetais (e também animais) de natureza fisicoquímica e complexidade molecular diferente, caracterizados pela resistência à hidrólise das enzimas digestivas e à absorção. Elas podem ser fermentadas pela flora bacteriana do cólon, com produção de metano, dióxido de carbono, água e gorduras volateis.

Têm efeitos funcionais e metabólicos, mesmo que não sejam consideradas nutrientes. De acordo com o Regulamento da UE no. 1169/2011 foi inserido um novo coeficiente de conversão para cálculo de energia: 2 Kcal / g de fibra. Eles são usados ​​como uma fonte de energia do microbioma (ou microbiota) intestinal (a nível cólico) e, portanto, não tem nenhum efeito sobre o total diário de calorias.

FIBRAS SOLÚVEIS

São muito fermentáveis, nao têm capacidade de manter água e dissolvem-se. Retardam o trânsito intestinal, acidificam as fezes e dificultam o crescimento de germes patogénicos. Aumentam a absorção de água, potássio, cálcio e magnésio, facilitam o peristaltismo na obstipação espástica aumentando o volume fecal com fezes moles. São úteis (e reguladoras) em caso de diarreia e obstipação espástica. Têm propriedades quelantes ou tendem a formar um composto gelatinoso dentro do lúmen, interferindo assim com a absorção de gordura e açúcares e, portanto, sobre os níveis de colesterol no sangue e glicemia. No cólon elas fermentam (flora bacteriana) produzindo ácidos gordos de cadeia curta (acético, propiónico e butírico, láctico e fórmico). Os ácidos de cadeia curta induzem uma redução do pH do ambiente intestinal, favorecendo os probióticos. O ácido butrico parece actuar sobre a replicação anormal das células do cólon, favorecendo a apoptose das células pré-cancerosas. O ácido propiónico actua a nível do fígado e ajuda a modular a absorção e a produção hepática de colesterol. As fibras aumentam a velocidade do trânsito no intestino delgado e no cólon. Podem ser encontradas especialmente nas frutas mas também nas leguminosas, vegetais e alguns cereais.

FIBRAS INSOLÚVEIS São pouco fermentáveis, absorvem quantidades significativas de água e não se dissolvem. Têm baixa viscosidade. Aumentam o volume de fezes, estimulam a velocidade de trânsito no lúmen intestinal. São úteis na obstipação intestinal, aceleram o trânsito intestinal.

Encontram-se nos legumes, leguminosas, cogumelos e cereais.

(Fonte: Curso Método Kousmine para Médicos, Itália 2017)






20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page