top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Aspartame


Não se deixe enganar pelas bebidas e pseudo-alimentos que anunciam estarem livres de açúcar, diet ou light.


Fique longe de qualquer produto alimentar que contenha aspartame, apesar de não ter calorias e adoçar mais que o açúcar, trata-se de um aditivo artificial e que o nosso organismo não reconhece como alimento.


A forma como este aditivo conseguiu aprovação por parte do então novíssimo comissário da FDA - Food and Drug Administration - nos EUA é muito duvidosa e controversa, já que foi contra a própria comissão da FDA.


Existem evidências que provam que este aditivo pode causar lesões cerebrais, distúrbios neuroendócrinos e até cancro.


Além dos refrigerantes e outras bebidas açucaradas, este aditivo pode ser encontrado em pastilhas elásticas, guloseimas e outros pseudo-alimentos que apesar de não terem açúcar têm adoçantes ARTIFICIAIS completamente prejudiciais ao nosso organismo.


Recordo o que escrevi sobre este aditivo num artigo aqui do blogue:

Aspartame (edulcorante E 951): contém fenilalanina, portanto não é recomendado a fenilcetonúricos e este aviso deve estar assinalado na embalagem. Um estudo em ratos indicou que pode causar diabetes, pode estar relacionada com alguns distúrbios mentais, comprometer a aprendizagem e a função emocional.



Portanto, se não pode consumir açúcar, procure formas naturais de adoçar e evite a todo o custo este tipo de produtos e não se deixe enganar, desconfie sempre quando lê que é light, sem açúcar e outras coisas. Leia os rótulos e se vir ingredientes cujo nome nem consegue pronunciar ou desconhece informe-se antes de comprar.

Prevenir é melhor do que adoecer. Faça o que puder por si e pelos outros.




43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page