top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Batatas em geral



As batatas de uma forma geral, sobretudo a batata "inglesa" são estupidamente acusadas de contribuir para a obesidade, diabetes, cancros, crescimento excessivo de Candida e muitas outras condições, tendo sido banidas pela dieta ocidental...ou quase. Tempos em que matou a fome a muita gente na Irlanda e na Escócia quando nada mais crescia devido às adversas condições atmosféricas...


Na realidade, a batata "inglesa" (Solanum tuberosum L.) é um tubérculo proveniente dos Andes peruanos e bolivianos e é cultivado há mais de sete mil anos. A sua popularidade ocorreu devido ao facto de ser um alimento barato, fácil de cultivar e de cozinhar. Mas também tem boas propriedades nutricionais: possui grande quantidade de água, fibra alimentar e é uma importante fonte de carboidratos para o dia a dia. Além disso, contém vitaminas, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês.


Toda a variedade de batata, por dentro e por fora, é valiosa e benéfica para a sua saúde: as plantas de batata extraem da terra a maior concentração de macro e minerais. As batatas também são ricas em potássio e ricas em vitamina B6, além de uma fonte fantástica de aminoácidos, especialmente a lisina em sua forma bioativa. A lisina é uma arma poderosa contra cancros em geral, doença hepática, inflamações em geral e vírus em geral. Uma das ideias falsas acerca da batata é que por ser da família das "Solenaceas", seria venenosa... A batata, o tomate, a beringela e outros frutos e legumes pertencentes a esta espécie, não agravam doenças nem são pró-inflamatórias nem diabetogénicas... quando correctamente consumidas, cozinhadas e combinadas... Agora se for ao restaurante comer um hamburguer com batatas fritas e molhos processados...se lhe acrescentar leite de vaca para fazer puré, esqueça...não é a batata que causa o aumento do índice glicémico, é o que você come com ela....



Alguns conselhos importantes:

A batata (inglesa), aliás como todos os tubérculos, DEVE ser de origem biológica certificada, ou de cultivo SEM pesticidas.

Normalmente não é isso que acontece...e é dos produtos que mais pesticidas contêm...portanto, comer com a casca não é prudente. A melhor maneira de a ingerir é cozida no vapor, simplesmente no prato temperar com azeite e ervas aromáticas. Se as assar no forno às rodelas com cebola por exemplo, NÃO coloque leite ou queijo de origem animal...é das piores associações que pode fazer. Se lhe sobrar batata cozida, guarde-a no frio e misture cortadinha aos cubos com salada verde...tipo espinafres com molho de abacate... Há inúmeras receitas de batatas, quando as faço em puré normalmente junto batata-doce e cenoura, às vezes beterraba, ervas e no final tempero a gosto...se necessário, uso leite vegetal...fica maravilhoso. Comam batatas pela vossa saúde, enquanto podem.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page