top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Chucrute - o que é e como fazer em casa

Bactérias saudáveis


Os danos causados às bactérias intestinais estão directamente ligados a padrões alimentares não saudáveis, factores ambientais e medicação, sobretudo uso e abuso de antibióticos, protectores gástricos e laxantes. E como já sabemos é vital manter a eubiose e proteger a finíssima camada unicelular - leu bem, só uma camada de células - que separa as fezes do sangue (dos vasos sanguíneos e linfáticos).


Além de uma boa suplementação pré e probiótica, é essencial incluir alimentos que contêm bactérias saudáveis, como os alimentos fermentados.

A chucrute é um alimento fermentado que pode facilmente fazer em casa. Tem um sabor ligeiramente amargo e picante e é feito a partir de couve branca ou roxa cortada em fatias muito finas.


A couve (muito bem cortada, quase picada) é colocada num recipiente, acrescenta-se sal e esmaga-se com as mãos até criar bastante água. Depois escorre-se muito bem a couve 'prensada' e coloca-se dentro de um frasco esterilizado e pressiona-se muito bem, até a água que resulta do contacto da couve com o sal, cobrir a couve. Em cima coloca-se 1 ou 2 folhas de couve e uma pedra (também esterilizada) que serve para impedir que a couve suba e para garantir que fica 'segura'. Para finalizar coloca-se a tampa do frasco, o frasco em cima de um prato, que irá garantir que qualquer água que saia do frasco fique nesse mesmo prato, e reserva-se num sítio escuro e seco durante 2 semanas. Depois deste período e para parar a fermentação, coloca no frigorífico e consume no prazo de 1 mês.

Além de bactérias probióticas e bioactivos, a chucrute é uma excelente fonte de fibra. Ok! Somos feitos todos de bactérias vírus e fungos associados às células! Apenas temos de seleccionar os bons e repelir os maus.




55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page