top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Competência e competitividade

SUBSCREVO e partilho.




"Eu vejo alguns colegas criticando e julgando o trabalho de outros, sem mencioná-los directamente. Essas invectivas não afectam as partes interessadas; pelo contrário, eles têm o efeito de enfraquecer os autores desses lançamentos questionáveis. Os responsáveis ​​por essas difamações perdidas (perdidas pelo destinatário) mostram o lado fraco do seu profissionalismo, que os que lêem perceberão claramente. Mesmo que a apreciação pareça chegar, visível através dos comentários e gostos de seus seguidores, isso não significa que eles concedam ao interessado confiança e apoio. O único resultado que eles alcançarão no médio prazo será poder agregar outros colegas igualmente fracos, que no momento certo retornarão a mesma frustração. Um turbilhão a partir do qual forçosamente não ficar preso. “Deixe de lado as pessoas que partilham apenas reclamações, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento de outras pessoas. Se alguém está procurando uma lata de lixo para jogar fora o lixo, não é da sua conta. ”⎯ Dalai Lama

O termo "competência" deriva do verbo latino competir e alimenta-se não apenas de nossa cultura e capacidade, mas também das características e comportamento das pessoas que trabalham ao nosso lado. A nossa competência reflecte a nossa acção responsável e socialmente reconhecida. O nosso desempenho técnico deve ser acompanhado por valores éticos correctos para com colegas, clientes e o sector profissional ao qual pertencemos.

O esforço a ser feito na nossa vida profissional, será evitar ou interromper o relacionamento com pessoas tóxicas que não estão alinhadas com nossa maneira de entender a vida profissional. Precisamos ter a força para nos livrarmos dela, mesmo com o custo de perder oportunidades inicialmente. Essa nossa escolha provará ser muito mais vantajosa no futuro do que se tivéssemos continuado a nos relacionar com esses obstáculos éticos e conduta imprópria.


Segundo Philip Kotler, "a única vantagem competitiva sustentável consiste na capacidade de aprender e mudar mais rapidamente do que o mercado", certamente não na prevaricação de outros e na criação de seguidores que prefiram a oportunidade e o conflito em vez do aprimoramento das habilidades de todos e dos outros. "







6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page