top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Conhece a diferença entre Solidão e Solitude?


Pensava que eram a mesma coisa, olhe que não!


A solidão representa alguém que se sente sozinho, não por vontade própria mas devido a um afastamento geográfico ou emocional.


Já a solitude é uma escolha de afastamento, representa a opção de estar sozinho.

Para a psicologia, a solidão é inerente à tristeza que pode levar a sentimentos depressivos. Uma pessoa está só não por sua vontade mas por condicionantes externas.


Já solitude é uma opção que visa a saúde da pessoa que escolhe, opta por estar só ou isolada.

A solitude permite que se conheça a si próprio, dá espaço à reflexão, a encontrar respostas, contribui para o aumento de amor-próprio e auto-estima. A solitude é essencial para conhecer quem é, o que quer, qual o seu lugar no mundo e como pode crescer e evoluir.


Apreciar a solitude, escolhê-la e aprender a apreciar a sua própria companhia conduz a um lugar muito libertador de desapego e de independência. Não significa que seja ou se torna menos sociável, mas possivelmente tornar-se-á, gradualmente, mais exigente com as suas companhias e relações, de forma a não aceitar personalidades que não acompanhem o seu nível de evolução e consciência. E isto com humildade e sem qualquer pretensão de ser superior.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page