top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Conhece o café verde?

O grão de café vem da planta Cafeeiro, um arbusto da família das Rubiácea, com folhas longas ovais e flores brancas perfumadas. O fruto da planta começa por ser verde, depois amarelado e quando está maduro e pronto para ser colhido apresenta a cor vermelho brilhante, devido à presença do pigmento antocianina. É nesta última fase que a pele do fruto do café fica muito grossa e protege as sementes que dão origem ao café. Há, ainda, grãos maduros de cor amarela devido à presença do pigmento leucoantocianina, que por sua vez permite a exposição do pigmento amarelo luteolina.

Depois da colheita e secagem, segue-se o processo da torrefacção. Actualmente os grãos são torrados dentro de um cilindro de metal que gira sem parar, de modo a garantir uma torrefacção uniforme. Aos 100ºC os grãos tornam-se amarelos; aos 150ºC ficam castanhos claros e duplicam o volume, começando a emanar o típico “aroma a café”. Finalmente aos 200/250ºC o processo está concluído. Depois da torrefacção, os grãos podem ser moídos e comercializados. Mas depois da moagem começam a oxidar, por isso aconselha-se a moagem do café imediatamente antes na altura do consumo.

Em relação ao café torrado, o café verde apresenta uma quantidade maior de antioxidantes e de ácido clorogénico. Ambos contêm cafeina, teobromina, teofilina, taninos e flavonóides. O ácido clorogénico contribui para a redução da glicose pós-prandial e a absorção da mesma pelo intestino, com efeito na redução da acumulação de gordura corporal. O ácido clorogénico também tem demonstrado diminuir a absorção da gordura ingerida através da alimentação e, por outro lado, promove um efeito termogénico apesar de não conter doses de cafeína com efeito estimulante. Desta forma, ajuda a evitar a acumulação de gordura periférica sem apresentar contra-indicações a nível cardíaco.

Prefira o café verde, não torrado nem moído. A torrefacção carboniza o café e os hidrocarbonetos são cancerígenos. Qualquer alimento demasiado processado, manipulado é prejudicial à saúde. Já pensou nisto? O café verde pode ser encontrado sob a forma de cápsula em lojas de produtos naturais, drogarias e farmácias. A sua toma deve ter acompanhamento médico para evitar que seja feita em excesso, podendo causar aceleramento do ritmo cardíaco, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade e irritação no estômago e intestinos. O café verde, tal como o torrado não está indicado para grávidas, mães em período de amamentação e crianças. Por curiosidade: Portugal criou a primeira plantação de café no Brasil em 1727 com plantas da Guiana Francesa.

Sabia que actualmente o café é a segunda bebida mais consumida do mundo, depois da água e a segunda mais comercializada no Mundo, depois do petróleo? Isto leva a que a sua produção nem sempre cumpra as leis que regem os direitos humanos e os direitos dos trabalhadores, por isso prefira um café de origem biológica que tenha o selo 'comércio justo' (fair trade), para garantir que em todas as fases há respeito e justiça pelas pessoas, pelas etapas e pelos processos.





2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page