top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Conservar os alimentos para evitar desperdiçar


Por vezes, falar em todas as catástrofes do mundo humano torna-se cansativo porque parece um círculo vicioso em que a maldade e má conduta nunca perdem alimento e fôlego.


O desperdício alimentar é hoje um grave problema, enquanto que há 3 e 4 décadas atrás, era de escassez que a maioria da população portuguesa se lamentava.

Leio na revista do expresso que em Portugal 50 mil refeições são desperdiçadas por dia, ou seja 1,3 milhões de toneladas de alimentos vão parar ao lixo. São número tão alarmantes que nem conseguimos visualizar a quantidade que representam. Por outro lado, a mesma revista descreve aplicações que podem ajudar. Poder podem mas a que custo? Claro que todo o trabalho deve ser remunerado mas há uma diferença entre a caridade e o negócio.


Voltando ao tema central, dentro do desperdício cabem muitos actores, desde a restauração até às casas particulares. Talvez fosse essencial a escola e a academia introduzirem estes temas ou uma disciplina sobre alimentação e nutrição. Dentro deste tema macro, poderiam esclarecer os alunos sobre os métodos de conservação e aproveitamento de alimentos, de forma a reduzir ao máximo o desperdício de alimentos embalados e com prazo de validade ou naturais que se degradam rapidamente.


Já pensou na forma como conserva os alimentos no frigorífico?


Sabia que se colocar os vegetais em panos ou bolsas de pano húmidas e estes em caixas, devidamente identificadas, a humidade fica mais controlada?


Sabe que a desidratação pode ser um óptimo método? Clique aqui para saber como.


Já viu como pode ter sempre ervas aromáticas salgadas à mão para cozinhar sem comprar diariamente e deitar fora constantemente? Veja como fazer aqui.


Ou seja, o cidadão comum devem procurar informação sobre a compra, a conservação e manipulação dos alimentos.


Se lhe interessa este tema, espero que sim, procure informação na plataforma europeia de Desperdício Alimentar, os vídeos têm legenda em português, basta selecionar no rodapé do vídeo. Partilho o vídeo (clique aqui) com os dados gerais globais sobre perda e desperdício alimentar.






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page