top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Dietas vegetarianas associadas à redução do risco de alguns tipos de cancro gastrointestinal

Dietas vegetarianas associadas à redução do risco de alguns tipos de cancro gastrointestinal


Tradução a partir do texto publicado em https://www.medscape.com/viewarticle/996976?form=fpf

Dietas vegetarianas associadas à redução do risco de alguns tipos de cancro gastrointestinal


As dietas vegetarianas podem reduzir o risco de cancro gástrico e colorretal, de acordo com os resultados de uma meta-análise.


Os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de sete estudos originais envolvendo 686.691 pessoas.


O risco relativo agrupado (RR) dos cancros gástrico, colorretal e gastrointestinal superior (GI) foi avaliado com intervalos de confiança na análise multivariada, contabilizando possíveis fatores de confusão.


Em comparação com as dietas não vegetarianas, as dietas vegetarianas foram inversamente associadas ao risco de desenvolvimento de tumores gastrointestinais (RR, 0,77).


Numa análise de subgrupo, as dietas vegetarianas foram negativamente correlacionadas com o risco de cancro gástrico (RR, 0,41) e cancro colorrectal (RR, 0,85), mas não com cancro GI superior (excluindo estômago; RR, 0,93).


As dietas vegetarianas foram negativamente correlacionadas com o risco de cancro gastrointestinal em homens (RR, 0,57), mas não em mulheres (RR, 0,89).


As dietas vegetarianas foram negativamente correlacionadas com o risco de cancro gastrointestinal nas populações norte-americanas (RR, 0,76) e asiáticas (RR, 0,43), mas não nas populações europeias (RR, 0,83).


NA PRÁTICA:

“Os resultados desta revisão sistemática indicam que a adesão a dietas vegetarianas pode reduzir o risco de cancros gastrointestinais em comparação com dietas não vegetarianas. Este estudo fornece uma referência para estratégias de prevenção primária para cancros gastrointestinais”, escrevem os autores.


FONTE:

O estudo, com o primeiro autor Tongtong Bai, da Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing, Nanjing, China, foi publicado online a 18 de setembro no European Journal of Gastroenterology & Hepatology.


LIMITAÇÕES:

Os efeitos das dietas vegetarianas na tumorigénese GI podem ser influenciados pelo sexo e pela região geográfica. A heterogeneidade dos efeitos das dietas vegetarianas em diferentes cancros gastrointestinais pode dever-se ao pequeno número de estudos incluídos e pode representar uma variação aleatória. Os resultados precisam ser confirmados por estudos de populações de outras regiões. Houve evidência de viés de publicação.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page