top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Espargos

Espargos (Asparagus officinalis) - uma fonte de juventude.


É um vegetal da classe Liliopsida, ordem Asparagales, família Asparagaceae, género Asparagus. Os rebentos novos desse vegetal são bastante apreciados, particularmente na cozinha inglesa, alemã e francesa. Tem um sabor delicado, poucas calorias e são particularmente ricos em ácido fólico, além de terem propriedades diuréticas.


O espargo é uma planta perene. A colheita dos rebentos faz-se na Primavera, a partir do segundo ou terceiro ano. Os espargos brancos são cultivados impedindo os rebentos jovens de obter luz. Convém portanto comer os selvagens, bem verdes e que têm clorofila...


O espargo pode provocar um odor característico na urina da pessoa que os consumiu, sem nenhuma consequência nociva. As substâncias que provocam odor não existem originalmente no vegetal: são um resultado do metabolismo de um de seus componentes, que contém enxofre. Dos 20 tipos diferentes de aminoácidos encontrados em proteínas, o aminoácido asparagina foi o primeiro a ser encontrado. E o seu nome é devido ao "aspargo", a sua fonte original onde foi descoberto.


Como todos os germinados ou rebentos, contêm em si uma energia potencial de crescimento, a qual, ao ser ingerida, é transferida para nós.Os espargos são excelentes para a memória e doenças cerbrovasculares degenerativas em geral...Contêm clorofila e luteína,as quais ao ligarem-se a outros aminoácidos durante a digestão, ajudam na eliminação de metais pesados que TODOS ingerimos, mais ou menos...Neste tempo de stress mantido, o consumo de vitaminas do complexo B pelo organismo é enorme: daí a sua suplementação ser tão importante, juntamente com o magnésio-citrato...os espargos,levemente cozidos ou mesmo crus nas saladas, são excelentes fontes destas vitaminas e neste caso,rapidamente absorvíveis...São ainda ricos em silício,zinco,ferro,molibdénio,crómio,fósforo,magnésio e selénio...os diabéticos deveriam consumi-los com regularidade...São alimentos altamente alcalinizantes.

Habitue-se a comer espargos: tudo na vida é uma questão de hábito: não constrúa a sua vida sobre produtos animais: não tem a noção do mal que causa a si próprio e aos outros, ao planeta em geral...etc...na minha opinião, claro.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page