top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Espirulina


Hoje em dia a Espirulina está em alta e é muito recomendada sobretudo a atletas e em programas anti-envelhecimento.


Variedades: Espirulina pacifica, espirulina platensis, espirulina maxima, espirulina fusiformis.


A espirulina, alga microscópica, pertence a uma classe de alga espiralada unicelular azul-esverdeada (clorofila- a cor verde+ficocianina,a cor azul).

Cresce em água doce, em ambientes alcalinos e quentes. Existe na Terra provavelmente desde que existe vida na Terra...resiste a ambientes de seca e a altas temperaturas...é uma sobrevivente.


Historicamente, houve duas civilizações onde foi sempre muito consumida: América Central (México) e na área do lago Chade em África.


Actualmente produz-se muito no Havai (variedade pacifica).


Benefícios:

Contém clorofila, proteínas de alto valor biológico, vitaminas, minerais, ácidos gordos essenciais, oligoelementos, antioxidantes...enfim, é um alimento fantástico extremamente completo,ideal para vegetarianos e vegans que já entrou nas nossas cozinhas...ou não.

Pode ser utilizada por qualquer pessoa a não ser que formalmente contra-indicado pelo médico assistente.


Se começar a usar convém dirigir-se a uma boa loja de produtos naturais e comprar Espirulina proveniente do Havai, biológica e certificada.

Normalmente vem em pó.


Pode adicionar um pouco aos batidos de frutas, iogurtes, molhos para saladas, guacamole. Os adultos não devem consumir mais do 10 gramas por dia. Em relação às crianças deve sempre falar com o pediatra.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page