top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Evite a fermentação


A fermentação que advém de uma ingestão abusiva de alimentos, por um lado e de uma combinação errada de alimentos, por outro, está na origem de muitos problemas de saúde.


Muitas vezes atribui-se a culpa de certas dores e incómodos ao estômago ou a determinado órgão - como se cada órgão funcionasse em separado - quando na realidade é o nosso estilo de vida e a filosofia alimentar, ou a falta dela, que estão na origem na desregulação do sistema digestivo - composto por boca, estômago, fígado, pâncreas e intestinos.


A má combinação de alimentos ocorre quando se misturam grupos alimentares opostos que precisam de enzimas diferentes para serem digeridos e ambientes diferentes (ácidos ou alcalinos).


Por exemplo, os hidratos de carbono, ricos em amidos, começam a ser transformados na boca pela enzima amilase salivar que precisa de um ambiente neutro ou ligeiramente alcalino. Os alimentos proteicos são transformados no estômago pela acção da enzima pepsina, libertada pelo suco gástrico num ambiente ácido. Se juntarmos proteínas com hidratos de carbono, ou seja, carne, peixe e arroz, massa ou batatas, a enzima pepsina eliminará a acção da amilase salivar, causando fermentação e por sua vez mal-estar, indisposição, inchaço e flatulência.


Sei bem que está a pensar que é difícil separar a proteína dos hidratos de carbono. Mas aqui quando me refiro a proteínas, refiro-me à proteína animal, portanto, pode continuar a comer arroz integral com grão-de-bico ou feijão mas não junte carne, é desnecessário e só o fará sentir pesado e sonolento.


Comece a refeição com uma sopa de legumes cozidos no Inverno e uma salada crua no Verão.


Depois, pode passar para uma refeição com cereais integrais e mais legumes cozidos.

E quanto à sobremesa e fruta depois da refeição, esqueça.


Não se deve misturar fruta e doces com alimentos salgados. O açúcar e a gordura podem prejudicar a digestão e causar fermentação. Aliás, o substantivo ''sobremesa'' deveria desaparecer dos nossos hábitos alimentares: simplesmente não temos equipamento enzimático para tanta confusão.


E o comum é criarmos fermentações erradas e disbiose intestinal, da qual tantas vezes falo e que está na origem da grande maioria das doenças: não esqueça que é no intestino que tudo começa e que tudo acaba… bem ou mal e a escolha é sempre sua.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page