top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Alimentos pouco conhecidos: Farinha de Teff


O cultivo da planta Teff é dos mais antigos da humanidade. Trata-se de uma planta originária da Etiópia, muito nutritiva, saciante, saborosa, composta por grãos extremamente finos (semelhantes às sementes de uma papoila) e naturalmente isenta de glúten, sendo por isso uma boa opção à farinha de trigo. O seu nome botânico – Eragostis tef – significa “erva do amor”.


A farinha de Teff é fonte de proteínas, hidratos de carbono, de absorção lenta, fibra, ferro, cálcio (como teor muito superior ao do leite), magnésio, cobre, potássio, manganês, zinco, antioxidantes, vitaminas do complexo B e K e aminoácidos essenciais.


Devido às suas propriedades, o consumo de farinha de teff favorece a cicatrização, protege o organismo do efeitos dos radicais livres, de doenças cardíacas e de processos inflamatórios. Ajuda a controlar o peso e a regular os níveis de açúcar no sangue, através do aminoácido lisina, ajuda a metalizar o cálcio e a combater alguns tipos de vírus.


Use esta farinha para substituir farinhas refinadas. Quando fizer a substituição, faça em relação a uma diminuição entre 25% a 50% em relação à farinha da receita, já que se trata de uma farinha mais densa. É a farinha indicada para pastelaria e padaria, devido à sua elasticidade. Quando cozida, adquire uma textura gelatinosa, pelo que pode ser usada em molhos, sopas e sobremesas. Também pode assar ou cozer o cereal inteiro e compor, assim, um prato principal.



Experimente esta receita de panquecas com romã e pêra:


Ingredientes:

3/4 caneca de farinha de teff

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de canela

1/4 colher de chá de sal marinho

2/3 caneca de bebida vegetal

1 colher de sopa de xarope de ácer

1/2 colher de chá de extracto de baunilha

sementes de uma romã

1 pêra óleo de coco ou azeite


Preparação:

1. Corte a pêra em pedaços pequenos e junte a canela.

2. Derreta uma pequena colher de óleo de coco ou azeite numa frigideira antiaderente e salteie as peras até que estejam quentes e ligeiramente amolecidas. Reserve.

3. Corte a romã em quartos, remova as sementes e reserve

4. Numa taça coloque todos os ingredientes secos e noutra taça os líquidos.

5. Junte os líquidos com os ingredientes secos e bata com uma vara de arames.

6. Coloque um pouco de óleo de coco ou azeite numa frigideira antiaderente e depois de uns segundos coloque um pouco de massa (2-3 colheres de sopa por panqueca)

7. Espalhe pedaços da pêra salteada que estava reservada sobre a panqueca antes de virá-la. Quando vir que se formam pequenas bolhas na superfície da panqueca pode virá-la. Deixe cozinhar até o centro da panqueca ficar seco.

8. Sirva com a restante da pêra picada e as sementes de romã.





18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Miso

Pitaia

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page