top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

FEIJÃO DE SOJA

SOBRE O CONSUMO DE DERIVADOS DO FEIJÃO DE SOJA


Tenho algumas doentes com cancro da mama, situação extremamente comum hoje em dia, só equivalente ao cancro do cólon - em ambos os sexos e da próstata- nos homens.

Com base no que li no site do AICR (Instituto Norte-Americano para a Investigação Oncológica), há 10 recomendações para a prevenção do cancro em geral.

"American Institute for Cancer Research, Recommendations for Cancer Prevention. Http/www.aicr.org/reduce-your-cancer-risk/recommendations-for-cancer-prevention/12 de setembro de 2014-consultado em 19 de março de 2015-trecho do livro "Como Não Morrer" Dr Michael Greger, Lua de Papel 1º edição Junho 2016.


Para além do tabaco -neste caso refere o tabaco de mascar - a principal mensagem é sobre o consumo baseado em vegetais, frutas, cereais integrais e leguminosas. Com efeito, e para demonstrar quão drastricamente as escolhas de estilo de vida podem influenciar o risco de cancro da mama, os investigadores monitorizaram ao longo de 7 anos um grupo de cerca de 30.000 mulheres pós -menopáusicas e sem historial de cancro da mama.


Este estudo exigia o seguinte: cumprir apenas 3 das 10 recomendações da AIRC - limitar o consumo de álcool, ter uma dieta baseada em vegetais e manter um peso corporal normal - isto foi associado a um risco 62% mais baixo de cancro da mama.

"Hastert TA, Beresford SAA, Patterson RE, Kristal AR, White E.Adherence to WCRF/AICR cancer prevention recommendations and risk of postmenopausal breast cancer. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev.2013;22(9):1498-508.


Ainda-acima- citando o mesmo livro.


O site pcrm.org (comité de médicos para uma medicina responsável) diz isto há muito mais tempo e tenho partilhado muitos artigos deste último, aqui- todos bem documentados cientificamente.



Neste momento quase toda a soja é cultivada em regime intensivo, com pesticidas e geneticamente modificada, para rações de animais criados para abate (NÃO SÓ AS VACAS) e que entram assim na cadeia alimentar, tal como o leite que produzem, os ovos...

Esta soja deverá ser evitada bem como a carne, leite e ovos daí decorrentes..

Eu como e recomendo, pequenas quantidades de tofu,de tempeh,de miso,de iogurtes de soja aos meus doentes sejam eles quais forem...se provenientes de soja certificada de origem biológica pois essa não é transgénica e não tem aditivos.

A soja contém, naturalmente, uma classe de fitoestrogénios chamada "isoflavonas", entre outros constituintes muito úteis. A maioria das pessoas, homens sobretudo fica "quase histérica" quando ouve falar disto...mas não aprofunda o assunto...e passa ao lado, continuando a comer um bom bife seja de vaca ou porco, alimentado pela soja da qual tem tanto medo...não adianta tirar só as vacas das cantinas...o problema é maior...

Os fitoestrogénios(portanto da soja) ingeridos instalam-se nos mesmos receptores do estrogénio do corpo, mas têm um efeito mais fraco pelo que podem bloquear os efeitos do nosso estrogénio animal, mais forte...

Há dois tipos de receptores de estrogénio no corpo,os alfa e os beta. O nosso estrogénio prefere os alfa enquanto que o de origem vegetal prefere os beta. Os efeitos dos fitoestrogénios em diferentes tecidos dependem portanto da proporção entre os receptores alfa e beta.

O estrogénio tem efeitos positivos (faz densificar o osso) mas pode aumentar a probabilidade do desenvolvimento de cancro da mama...

ERA preciso que houvesse "um mecanismo" tipo" um modulador selectivo de receptores de estrogénio" no nosso corpo que surtisse efeitos pró-estrogénicos em alguns tecidos e anti-estrogénicos, noutros.

É isso que os fitoestrogénios da soja parecem fazer...podem por um lado, diminuir os afrontamentos da menopausa e por outro diminuir o risco de se desenvolver cancro da mama.


Isto aplica-se também às mulheres já com cancro da mama.

"Mueller SO, Simon S, Chae K, Metzler M, Korach KS, Phytoestrogens and their human metabolites show distinct agonistic and antagonistic properties on estrogen receptor alpha (ERalpha) and ERbeta in human cells. Toxicol Sci. 2004;80(1):14-25."

"Oseni T, Patel R, Pyle J. Jordan VC. Selective estrogen receptor modulators and phytoestrogens. Planta Med. 2008;74(13):1656-65."

"Nagata C, Mizoue T, Tanaka K, et al. Soy intake and breast cancer risk: an evaluation based on a systematic review of epidemiologic evidence among the Japanese population. Jpn J Clin Oncol. 2014;44(3):282-95."

Chen MN, Lin CC, Liu CF. Efficacy of phytoestrogens for menopausal symptom: a meta-analysis and systematic review. Climacteric. 2015;18(2):260-9.

"Chi F, Wu R, Zeng YC, Xing R, Liu Y, Xu ZG. Post-diagnosis soy food intake and breast cancer survival: a meta-analysis of cohort studies. Asian Pac J Cancer pre. 2013;14(4):2407-12."

"Bhagwat S, Haytowitz DB, Holden JM. USDA Database for the Isoflavone Content of Selected Foods, Release 2.0. http://www.ars.usda.gov/…/12354…/Data/isoflav/isoflav_R2.pdf. Setembro de 2008. Consultado a 26 de março de 2015. "

Adaptação livre do livro "Como Não Morrer" Dr Michael Greger, Lua de Papel 1º edição Junho 2016.









26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page