top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Filhos e enteados


''O Ministério Público é uma instituição que tem por finalidade garantir o direito à igualdade e a igualdade perante o Direito, bem como o rigoroso cumprimento das leis à luz dos princípios democráticos.'', lê-se no site do Ministério público. O mesmo que segundo a notícia do JN, pede inconstitucionalidade de norma da lei contra mas tratos a animais e que absolveu, depois de primeiro condenar, um homem que fez uma cesariana a sangue frio a uma cadela, o que obviamente causou agonia e morte ao animal e que ainda deitou os cães bebés vivos no lixo. E este é só um dos muitos casos horrendos de crueldade.


Mas no meio desta polémica, a ver meu um retrocesso que abre portas a mais selvajaria, pergunto se o consumo de carne e de peixe não é considerado igualmente um maltrato aos animais. Animais que vivem toda a sua vida sob luz artificial, sobre as próprias fezes, sem acesso ao ar livre, com pouco espaço, separados da sua mãe à nascença e depois entupidos de antibióticos para não adoecerem devido às más condições de vida. E no caso dos peixes, apanhados em redes de arrastar, sem qualquer controlo e deixados a sufocar ate à morte. Estes animais não estão a ser alvo de maus tratos?


Qual é a consciência de quem come um frango com um gato ao colo? É diferente? Diferente, porquê? Ambos têm sistema nervoso central, ambos sentem e são sensíveis a estímulos e à dor. Ambos sentem o carinho e o medo. É uma questão de hábito e de tradição? Mas nós adultos, conscientes, podemos mudar essa tradição e costume, certo?

Concluo que somos uma espécie em contradição permanente, que defende animais 'domésticos' e come outros animais domésticos. Sabia que o foie gras é o fígado de patos alimentados forçosamente até à exaustão e morte, causando a hipertrofia do órgão? E isto é, na cozinha francesa, considerado uma iguaria, um alimento. Ora a mim parece-me um crime, alimentar à força um animal até que ele morra. E quase toda a sociedade é conivente com esta barbárie.


Não vale a pena apenas pensar nisto, vale a pena mudar depois de ler isto.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page