top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Já usa louro para cozinhar?


O louro - nome científico Laurus nobilis - é uma planta medicinal originária da Ásia Menor e Mediterrâneo. Tem folhas grossas, elípticas, de cor verde escura e um sabor e cheiro muito característicos.


As folhas de louro são ricas em minerais (cobre, manganês, ferro, zinco, magnésio e potássio) e vitaminas (A, B e C), garantindo-lhe propriedades anti-sépticas e antioxidantes. Ajudam a combater os radicais livres, a cicatrizar as feridas, reforçam o sistema imunitário, são benéficas para a visão, pele, cavidade oral, regulação da tensão arterial e bom funcionamento do coração.


Segundo alguns estudos, as folhas de louro têm propriedades adstringentes, diuréticas e estimulantes do apetite. A infusão da folha de louro poderá aliviar dores de estômago, flatulência e cólicas. Já o óleo essencial pode ajudar no tratamento da artrite, dores musculares, dores nas articulações, bronquite e gripe.


Pode utilizar as folhas frescas ou secas. Além da infusão, pode usar em temperos, molhos e refogados (segundo o método Kousmine, claro!). Experimente fazer um molho de tomate de raiz e cozinhar o tomate com uma folha de louro. Depois retire o louro e triture.


As folhas de louro podem ser apanhadas e secas naturalmente à sombra, de modo a conservar os seus óleos essenciais voláteis e usadas até um ano.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page