top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Frédéric Chopin

173 anos da morte de Chopin, um dos mais admiráveis pianistas e compositores O pianista e compositor Frédéric Chopin nasceu em 1810 na Polónia, neto de imigrantes franceses por parte do pai, que era professor de francês e capitão do exército rebelde. A sua mãe era pianista e tinha origem aristocrática. Devido às profissões dos pais, Chopin conviveu com a aristocracia da época. Começou a aprender piano com a irmã mais velha, depois com um professor. Aos 7 anos vê a sua primeira composição publicada numa revista, aos 8 anos participou num recital. Por exigência do pai estudou latim, grego, história e filosofia no liceu. Estudou também com o director do conservatório de Varsóvia.


Nota-se portanto uma aprendizagem com disciplina, rigor e dedicação. No liceu obteve uma menção honrosa em literatura e história e no final do conservatório foi apelidado de génio musical.


Em 1829 faz a sua primeira apresentação pública em Viena. Na altura do Levante de Novembro (1830-1831) na Polónia, Chopin percorria alguns países da Europa até que em 1832, Chopin apresenta-se num concerto coletivo com mais cinco pianistas em Paris.


Depois desta actuação, Chopin que vivia com poucas condições passa a ter outro estatuto e poder económico.


Em 1835 Chopin contraiu tuberculose, doença que o transformou numa pessoa triste e frágil. Teve um relacionamento assumido entre 1837 e 1846 com a escritora Aurore Dudevant, que assinava com o pseudónimo "George Sand"


Frédéric Chopin faleceu em Paris a 17 de Outubro de 1849 deixando uma verdadeira obra, entre sonatas, baladas, concertos, noturnos, estudos e prelúdios. É considerado um dos grandes compositores para piano do Romantismo.

Entre as suas grandes influências encontramos a música folk polaca a par com os clássicos Bach, Mozart e Schubert.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Borges

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page