top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Gorduras

As gorduras alimentares industriais são usadas nos alimentos "prontos a comer"; nas margarinas por exemplo, são solidificadas a partir de óleos vegetais baratos, que são hidrogenados para quebrar "as duplas ligações" dos ácidos gordos insaturados. Neste procedimento ocorrem transformações químicas com "deslocação das duplas ligações" que não ocorrem na Natureza-ou muito raramente. O efeito é bom sob o ponto de vista industrial, pois obtém-se uma gordura vegetal por um preço muito baixo...e com o rótulo de gordura VEGETAL...

DO PONTO DE VISTA Médico é bastante mau: o nosso organismo não está capacitado enzimaticamente para regular a transformação metabólica dessas moléculas anti-naturais...

Desvendando a ponta do Iceberg(?)


Fala-se muito dos ómega -3 e dos ómega -6.

Estes ácidos gordos são componentes importantes das membranas celulares

Também são precursores de outras substâncias que estão envolvidas na regulação da pressão do sangue e outras que são medidadoras da resposta inflamatória.

Há evidência crescente para o papel dos ómega- 3 na prevenção da diabetes e de alguns tipos de neoplasias.

Claro que não isoladamente, há que mudar estilo de vida...

Mas quem prefere manter maus hábitos alimentares e de estilo de vida, de pouco adianta encher-se de suplementos alimentares.


O nosso organismo produz todos os ácidos gordos necessários excepto o linoleico (LA-ómega -6) e o ácido alfa -linoleico (ALA -ómega -3). Devemos ingerir estes ácidos gordos pois são essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos e precursores doutros: o ácido araquidónico (AA) deriva do LA.

Estes encontram-se nos vegetais e nos óleos de sementes de girassol e de cártamo. Os ácidos gordos EPA e DHA encontram-se no óleo de peixe mas também no óleo de linhaça.

Uma alimentação diversificada deve incluir (ou não- para os vegetarianos ou vegans) todos estes alimentos,tendo em conta que os óleos vegetais devem ser extraídos a frio,primeira pressão-o que não acontece na maioria dos que se encontram à venda nos locais habituais.


O AZEITE


A gordura do azeite contém elevado teor em ácido oleico (superior 78%), baixo teor em ácidos gordos saturados, e teores reduzidos de ácidos polinsaturados, em particular ácido linolénico, principal responsável por alterações das gorduras por processos oxidativos. Extraído a frio,primeira pressão,biológico,ou seja com um mínimo de pesticidas e não fervido,é das gorduras mais saudáveis para a nossa saúde.





Notas do Curso Kousmine para Médicos AMIK-Borgomanero Itália 2017.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page