top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Governe a sua casa como gostaria que o mundo fosse governado

Não se esqueça que o mundo é um reflexo de si... pratique um bom Feng Shui...

Se todos nós fizéssemos algumas pequenas coisas, certamente o planeta estaria em melhores condições. A gestão dos recursos na nossa casa é uma responsabilidade nossa. Podemos viver de forma confortável sem utilizar recursos como se fossem inesgotáveis e sem consideração pelos outros.


Deixo algumas dicas que poderão ajudar a uma reflexão sobre a sua vida familiar:


1. Nunca cozinhe sem primeiro abrir o frigorífico e procurar na despensa os alimentos cujo prazo de validade está a acabar. Desta forma, consegue adequar o que vai cozinhar aos alimentos que estão mais próximos de acabarem no lixo. Consegue imaginar que quando deita comida no lixo não é só o seu dinheiro que deita fora mas o trabalho de várias pessoas: desde o produtor ao distribuidor.


2. Faça a correcta separação do lixo e compre a granel, sempre que possível. Se não tiver muito espaço em casa, basta ter dois caixotes, um para o lixo não reciclável e outro para o lixo reciclável. Assim basta pegar neste e separar quando for ao ecoponto. Comprar a granel é uma boa forma de evitar comprar embalagens, que normalmente, são de plástico ou, no pior dos casos, de matérias mistas e, por isso mesmo, não recicláveis. Por exemplo, compre sempre as leguminosas a granel e leve os seus próprios sacos. Faça mais compras no mercado da sua zona, assim ajuda pequenos produtores e sabe de onde vêm os seus alimentos. Os supermercados são grandes importadores e são negociadores implacáveis. Apresentam marcas que, muitas vezes, não têm outras formas de distribuição, ganhando margens muito baixas.


3. Evite iluminação e aparelhos electrónicos em excesso. Os interruptores existem por algum motivo e pode ser boa prática apagar a luz quando sai de uma divisão, mesmo que volte lá mais tarde. Também pode ligar a máquina de lavar roupa e de secar quando estiverem cheias e desligar da tomada os aparelhos que não necessita. Se dorme com a televisão ligada, experimente primeiro trocar por música calma e depois experimente ler literatura de entretenimento ou banda desenhada, antes de dormir. Talvez durma melhor sem o ruído da televisão, depois de um tempo. Os hábitos mudam-se com a vontade.


4. Se lava a loiça à mão, encha a pia com água quente e coloque lá toda a loiça e depois quando passar por água aproveite essa água para limpar as bancadas e o fogão, por exemplo. O mesmo cuidado deverá ter quando lavar os dentes e tomar banho, mas isso já sabe.


5. Agora que a mesma família tem no mínimo dois automóveis, faça uma gestão das saídas. Talvez possam dar boleia uns aos outros e juntar as tarefas a tratar fora de casa, de forma a evitar a utilização do carro em demasia.


6. Em vez de encher a casa, esvazie e doe. Talvez não precise mesmo de mais uma cadeira, um móvel e um bibelot. Além de poupar dinheiro, evita encher a casa de coisas que acabarão por se tornarem lixo depois de uns tempos. Opte por comprar apenas coisas com significado e que seja de qualidade, para durar e para representar algo verdadeiramente importante. Ter mais pessoas e menos coisas poderá ser uma solução. Convide uma amiga para tomar um chá e façam umas bolachas em conjunto enquanto conversam.


Partilhe comigo dicas para uma gestão da casa de forma mais eficiente e amiga do planeta.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page