top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Hellen Keller e Anne Sulivan


Helen Keller (1880-1968, EUA) e Anne Sulivan (1866-1936, EUA), dois exemplos de superação pessoal, social que marcaram a história e ensinam-nos tanto sobre a nossa capacidade de desenvolvimento cognitivo.


Helen Keller foi uma mulher extraordinária que apesar da sua cegueira e surdez aos quase 2 anos de idade, aprendeu a ler três línguas, a escrever e a falar. Este feito deveu-se à sua professora e mentora Anne Sulivan, parcialmente cega.


Anne Sulivan, que também tinha enfrentando um problema se cegueira na infância, vivia num orfanato e pediu ao responsável para estudar. Quando foi indicada como professora de Helen Keller, ajudou-a a reconhecer as palavras através do tacto, 'escrevia' na palma de uma mão de Helen uma palavra e colocava o objectivo correspondente na outra. A primeira palavra bem sucedida foi água. Depois de Helen perceber a lógica da comunicação, tornou-se obsessiva em aprender a comunicar, representando, assim, a única hipótese de interacção com o mundo que a rodeava.


A incrível capacidade de aprendizagem de Helen Keller levou-a a tornar-se a primeira cerca/surda a completar a universidade. Sempre com o acompanhamento de Anne, Helen tornou-se uma activista pelos direitos das pessoas com deficiência e fundou a Instituição Helen Keller,


Parafraseio e traduzo uma frase de Helen Keller:

I am only one, but still I am one. I cannot do everything, but still I can do something; and because I cannot do everything, I will not refuse to do something that I can do.


Sou apenas uma, mas ainda assim sou uma. Não posso fazer tudo, mas ainda assim posso fazer algo; e porque não posso fazer tudo, não me recusarei a fazer o que posso fazer.


Veja a própria Helen Keller a falar: https://www.youtube.com/watch?v=8ch_H8pt9M8


Depois disto ainda acha que há algo que queira muito e que está longe das suas capacidades?




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page