top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Imunologia, Oncologia

4 DE FEVEREIRO DE 2022 GIORGIA GUGLIELMI

Melanoma: fibras dietéticas melhoram a resposta dos pacientes à imunoterapia


Neste artigo

Dieta rica em fibras e tumores Probióticos x Prebióticos


Conclusões Os medicamentos de imunoterapia de última geração que estimulam o sistema imunológico a reconhecer e matar células cancerosas, revolucionaram a terapia do melanoma, mas em muitos pacientes eles não conseguem interromper o crescimento do tumor.


O que esta pesquisa acrescenta

Ao analisar o perfil da microbiota intestinal de pacientes com melanoma, os pesquisadores descobriram que a ingestão de alimentos ricos em fibras no início do tratamento de imunoterapia estava associada ao aumento da sobrevida livre de progressão. Resultados semelhantes foram observados em um modelo de melanoma em ratinhos.


Conclusões Os resultados corroboram a hipótese de que a microbiota intestinal é capaz de modular a resposta à imunoterapia.

Os medicamentos de imunoterapia, estimulando o sistema imunológico, o estimulam a reconhecer e matar as células cancerígenas. Essa abordagem revolucionou a terapia do melanoma , mas não consegue interromper o crescimento do tumor em muitos pacientes.


Embora vários estudos tenham sugerido que a microbiota intestinal pode influenciar a resposta à imunoterapia, o papel da dieta e dos suplementos probióticos ainda não foi bem estudado.

Para preencher essa lacuna, Jennifer Wargo , coautora do estudo no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, e seus colegas avaliaram os perfis da microbiota intestinal de pacientes com melanoma e modelos de ratinhos com esta doença.


Os resultados obtidos, publicados na Science , sugerem que uma dieta rica em fibras é capaz de modular a microbiota intestinal, ajudando alguns pacientes com melanoma a responder melhor à imunoterapia.


"Este estudo fornece informações úteis para futuros ensaios clínicos que visam melhorar os resultados do tratamento do canc usando dieta e outras estratégias", diz Jennifer Wargo.


Dieta rica em fibras e tumores Primeiro, os pesquisadores registraram 438 pacientes com melanoma, a maioria dos quais havia sido submetida a tratamento com imunoterapia.

Quando os participantes do estudo começaram a terapia, eles foram convidados a preencher um questionário dietético e uma pesquisa sobre o uso de antibióticos e probióticos.

Os pacientes que relataram uma dieta rica em fibras prebióticas no início do tratamento com imunoterapia tiveram uma sobrevida livre de progressão maior do que os pacientes cuja dieta era pobre em fibras.

Os pesquisadores não encontraram diferenças em pacientes que tomaram probióticos ou não.

Em seguida, a equipe descobriu que pacientes com melanoma inscritos em ensaios clínicos beneficiaram de uma combinação de uma dieta rica em fibras prebióticas e sem o uso de suplementos probióticos.


Probióticos x Prebióticos Finalmente, os pesquisadores realizaram um estudo em um modelo de melanoma em ratinhos. Novamente, os maiores benefícios foram observados em animais com dieta rica em fibras e que não tomaram probióticos.


Em geral, o uso de probióticos foi associado a uma resposta reduzida à imunoterapia , maior tamanho do tumor, menor diversidade na microbiota intestinal e níveis mais baixos de células imunes que matam tumores.


Em contraste, uma dieta rica em fibras prebióticas se correlacionou com crescimento tumoral mais lento e melhor resposta à imunoterapia.


Conclusões Esses resultados, portanto, sustentam a hipótese de que a imunidade antitumoral é mais forte em indivíduos com dieta rica em fibras e sem probióticos.

"Os dados também sugerem que modificar a composição da microbiota intestinal pode afectar a capacidade do paciente de responder à imunoterapia", acrescenta Giorgio Trinchieri , coautor do estudo no National Institutes of Health.


“Comer uma dieta rica em fibras, como frutas, verduras e legumes, pode melhorar a capacidade de resposta à imunoterapia”.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page