top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Iogurtes vegetais

Para quem está habituado a consumir iogurtes de leite de vaca e pretende fazer uma mudança de alimentação para uma base vegetal há muitas opções em lojas de produtos naturais e produtos biológicos. Os supermercados também têm opções, mas muitas vezes, têm ingredientes desnecessários e até desaconselháveis.

A cereja no topo do bolo é fazer em casa. Nenhum alimento é tão rico e nutritivo como aquele que é feito em casa, com ingredientes naturais, sem corantes nem conservantes e contendo a energia de quem confecciona. Além disso, se tem crianças saiba que é muito frequente elas comerem com mais vontade se participarem na preparação da refeição. A ligação com o alimento que lhe é posto no prato é maior quando acompanham e até participam no processo de confecção.

As opções são muitas e a lógica de confecção é muito semelhante à do iogurte convencional: a partir de bebidas vegetais como soja, aveia, arroz, amêndoa, oleaginosas, cânhamo, coco entre outros, sem quaisquer aditivos (cálcio, vitaminas ou açúcar), uma cultura e um espessante, como ágar-ágar, amido de milho, goma xantana ou outros, cria-se uma fermentação com consistência.


Por cultura quero dizer fermentos lácteos ou probióticos em pó ou cápsulas ou então um iogurte de compra. A cultura contém probióticos - fermentos vivos responsáveis pela fermentação, bactérias responsáveis por fortalecer o microbioma, facilitando a digestão e absorção de vitaminas e sais minerais. Se quiser experimentar em casa, partilho uma receita com bebida vegetal de soja, que deverá ser biológica para evitar os cultivos geneticamente modificados e com pesticidas.

Ingredientes:

1L de bebida de soja biológica 1 colher de chá de ágar-ágar em pó 1 colher de sopa de amido de milho 125 gr de iogurte de soja biológico

Preparação:

1. Leve um tacho ao lume com a bebida vegetal, adicione o ágar-ágar e o amido de milho. Aqueça e mexa constantemente durante 5-7 minutos até atingir a temperatura de 90ºC (um pouco antes de começar a ferver). 2. Retire o preparado do lume e deixe arrefecer até atingir 40º-50ºC (cerca de 20-25 minutos). 3. Adicione o iogurte de soja e mexa energicamente durante alguns segundos. Distribua a mistura por frascos de vidro esterilizados, tape-os usando as respectivas tampas e coloque-os na iogurteira, ligada durante 8 horas ou no forno pré-aquecido a 50ºC durante 10 minutos e desligue. 4. Coloque os frascos fechados dentro de um saco térmico, feche e embrulhe o saco numa manta ou pano grosso. Coloque no forno desligado e mantenha, sem abrir o forno, durante pelo menos 8 horas. 5. Passado o tempo de fermentação, retire os iogurtes vegetais da iogurteira ou do forno e coloque-os no frigorífico durante algumas horas.


receita do site alegro.pt foto do site compassionate cuisine




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page