top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Já provou topinambo?


O topinambo com o nome científico helianthus tuberosus, também conhecido como girassol batateiro ou alcachofra de Jerusalém ou do Canadá, é um tubérculo originário do Brasil e conhecido na Europa desde 1625.


Os tubérculos de topinambo têm bossas e são semelhantes ao gengibre e a sua fórmula é semelhante à da farinha de trigo e fécula de batata embora sejam de mais fácil digestão.

O topinambo favorece todos os metabolismos celulares. É rico em potássio, ferro, fósforo, cobre, magnésio, zinco e contém vitaminas A, B e C.


Tem acção galactógena, ou seja, provoca ou aumenta a secreção de leite, é ligeiramente laxante, fornece energia e tem acção desinfectante.


Está indicado para casos de Diabetes, devido ao seu teor em inulina (polímero da frutose) que se encontra igualmente na alcachofra, na chicória, no salsifi; casos de insuficiência pancreática; gota; reumatismo; obstipação; escorbuto e problemas renais.


Como consumir?


Experimente assado nas brasa, no forno, estufado e em gratinados com noz moscada. Também pode fazer puré. E pode adicionar a saladas, cru e ralado, por exemplo mas de preferência deve ser cozinhado no vapor ou estufado.


Quando descascado, evite a oxidação rápida mergulhando-o em água com limão.

O seu sabor doce que lembra o da alcachofra, combina bem com legumes como o alho, a cebola e as chalotas. Pode ser um bom substituto da batata mas também pode ser cozinhado com a batata.


Deve ser consumido assim que estiver maduro (quando a inulina está bem formada) senão pode dar lugar a digestões difíceis e fermentações intestinais (juntar umas folhas de salva, ou algas, ou ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio e evitar cozer com água para evitar as flatulências).


Antes de consumir ou cozinhar, escove-o com cuidado e rigor.

Também pode desidratá-lo.


Conserve no frigorífico sem lavar ou enterre-o em areia para conservar por mais semanas.

O topinambo é um legume de Inverno geralmente de produções locais. A planta seca no Outono e colhe-se para comer enquanto não tiver brotos até o final do inverno.

fonte: o livro "Os alimentos vegetais" de Jean-Claude Rodet (ed. Gradiva)

Experimente um estufado de legumes com caril, juntando topinambo com alho, a cebola, chalotas, curgete e abóbora.


Obviamente que prefiro receitas vegetarianas mas neste link estão quatro pratos nos quais pode utilizar topinambo https://www.google.com/gasearch?q=receitas%20com%20tupinambo&tbm=&shem=rimc&source=sh/x/gs/m2/5



foto: Diario Vasco




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page