top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Manjericão

Raras são as pessoas que sabem a importância das chamadas ervas aromáticas e do seu valor terapêutico quando usadas correctamente.


O manjericão (pesto) - O seu nome científico é Ocimum basilicum e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados.


O manjericão é um arbusto que pode chegar a 60 cm a 1 metro de altura com inúmeras folhas largas e muito aromáticas, que são amplamente usadas na cozinha mediterrânica.

Funciona, quando biológico e ingerido crú em saladas, como uma espécie de "antibiótico natural".


É excelente para o estômago auxilia a digestão e pode proporcionar alívio imediato daquela sensação de "inchaço" no estômago, que tanta gente tem após o almoço...


É um excelente anti-inflamatório e pode proporcionar alívio para as condições inflamatórias do cólon - sempre tomado de forma correcta nestas situações...


O manjericão é uma boa fonte de magnésio, protector muscular, incluindo do músculo cardíaco - prevenção das arritmias...etc...


O óleo essencial de manjericão contém eugenol que funciona de forma semelhante à aspirina e ibuprofeno na redução do edema nas articulações e tecidos, para proporcionar alívio da artrite e fibromialgia - quando aplicado localmente.


Eu faço um tempero excelente: junto manjericão, salsa, salva. alho e azeite e um pouco de sal, bato com a varinha mágica e coloco em frascos de vidro no frigorífico.


Na salada crúa, que sempre precede o almoço: junto salsa, coentros, folhas de espinafres, manjericão, cebola, cenoura, frutos vermelhos e nozes, pico tudo e tempero com azeite e limão ou sumo de laranja...um must.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page