top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Medicina Integrativa ou melhor, INTEGRAL


A democratização do acesso ao conhecimento contribuiu para trazer à discussão pública assuntos que muitas vezes se tornam o mote de mudanças sociais, políticas, económicas e sobretudo, espirituais.


Aqui a investigação da Física Moderna, nomeadamente da Física Quântica, trás consigo uma mudança de paradigma que parece brusca mas já vem acontecendo desde a publicação do TAO da Física, no século passado.


No momento actual em que tudo é tão rápido, passam despercebidas pesquisas de Biólogos, como Rupert Sheldrake, com o conceito dos campos mórficos e de Astrofísicos como Amit Goswami, para só citar o menos "herege", com o conceito da "Causação Descendente", depois de estudar a Alopatia, a Medicina Chinesa, Ayurvédica, Homeopatia e claro o Campo, a Consciência, sob o ponto de vista da Física Quântica.


Mas isto aqui daria pano para mangas e duvido que haja sequer, com toda a humildade e com toda a Consciência, compreensão integral para o que aqui estou a dizer e a escrever.


Simplificando ao básico:


Hoje, qualquer marca que se preocupe com notoriedade quer ser conotada como sustentável (aqui cabem os conceitos vegan e biológica) integradora e humana,isto é transversal a todas as áreas.

A Medicina tem gradualmente vindo a reconhecer novas formas de considerar a pessoa, de forma a vê-la exactamente como isso e não apenas como portador de doença a combater.


A Medicina integrativa procura essa abrangência de forma a olhar o indivíduo na sua plenitude, como criatura física, mental, emocional e espiritual, e actuar na prevenção de doença baseando-se na conjugação de vários saberes, entre eles a medicina ocidental, a alimentação, os integradores alimentares, para reequilibrar o indivíduo.


Apesar de muitos colegas meus ainda não compreenderem o conceito de Medicina Integrativa, o caminho será este e não tenho dúvidas que a alimentação, as emoções e a espiritualidade integrarão cada vez mais a análise médica do paciente.




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page