top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Microplásticos nas nuvens

Um grupo de cientistas confirmou a existência de microplásticos nas nuvens, o que provavelmente pode afectar o clima, embora não se saiba como.


Eis alguns excertos deste artigo:

''Os microplásticos são partículas de plástico com menos de 5 milímetros. São provenientes das emissões industriais, de têxteis, pneus sintéticos e produtos de cuidados pessoais, entre outros.

Num estudo publicado no Environmental Chemistry Letters, um grupo de cientistas japoneses escalaram o Monte Fuji e o Monte Oyama para recolher água da neblina que envolve os cumes das montanhas.

A equipa identificou então nove tipos de polímeros e um de borracha em microplásticos transportados pelo ar, cujo tamanho oscila entre 7,1 e 94,6 micrómetros.

As investigações têm demonstrado que os microplásticos afetam a saúde, por exemplo, ao nível do coração, dos pulmões, além de causarem danos ambientais.

Já foram encontrados dentro de peixes nas profundezas dos oceanos, no gelo marinho do Ártico e na neve das montanhas dos Pirineus.''



As mudanças climáticas não são um acontecimento de ontem, nem da década anterior, são o culminar de uma série de avanços tecnológicos que não obstante simplificarem e facilitarem a vida do ser humano trouxeram uma enorme carga de poluição à natureza. Por outro lado, a exploração dos recursos naturais da Terra, por nós seres inteligentes, enfraquece-a e torna-a mais vulnerável a enfrentar os organismos de criámos para não se deteriorarem nunca.


Portanto, usurpamos a natureza e ainda a atacamos. E isto é apenas e só ignorância e falta de consciência espiritual.


Para revertemos o efeito desta chacina, teremos que alterar o estilo de vida e este é um reflexo da nossa consciência. Enquanto continuarmos a alimentar a indústria do consumo, os efeitos continuarão a ser visíveis e cada vez mais dramáticos.





2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page