top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Musicoterapia


A Música é na verdade, um padrão de linguagem, de comunicação.

Há a linguagem da Poesia, da Pintura, há a linguagem da Música...sabia que os bebés aprendem primeiro a cantar e só depois a falar?


A música é uma ferramenta, a qual quando bem utilizada, pode ajudar nos processos de cura...de todo o tipo de cura.

Sendo fisicamente uma onda, é uma energia que se mal utilizada, pode causar transtornos...diz-me de que música gostas, dir-te-ei quem és...

Pode ter uma assinatura de intenção de guerra, de raiva, de amor, de melancolia, de alegria...depende dos chacras que activar.


Tal como o nome indica a musicoterapia é um tipo de terapia que utiliza a música e os seus elementos, tais como: som, ritmo, melodia e harmonia, para aliviar transtornos mentais, melhorar a qualidade da vida dos pacientes, promover a comunicação, a aprendizagem, a expressão e outras competências que se enquadrem e correspondam a necessidades emocionais, mentais, cognitivas, sociais e inclusive físicas.


O musicoterapeuta trabalha nos três patamares da situação clínica: prevenção, reabilitação e tratamento.


A música pode promover a libertação de dopamina - um neurotransmissor produzido pelos neurónios dopaminérgicos e metabolizado por determinadas enzimas.


A dopamina liga-se a vários receptores, entre os quais o D2, presente no córtex cerebral, no sistema límbico, no hipotálamo e na hipófise, contribuindo para as manifestações de humor, emoção e memória. É ainda uma precursora natural da adrenalina, estimulando o sistema nervoso central.


Dependendo da relação pessoal que o paciente tem com música ou com determinada música, esta pode reacender memórias e transportar as pessoas para momentos do passado significativos e que podem comportar uma influência no estado de humor do presente.


A musicoterapia está reconhecida em Portugal e já pode ser vista em escolas, hospitais, lares e outros locais.


Experimente ouvir música quando acorda, ou no carro. Música que lhe dá prazer e que eleva a sua energia e disposição. Bastam cinco minutos para mudar toda uma forma de percepcionar a vida e o dia.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar

  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page