top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

O colapso da corrente do Golfo


Um estudo publicado na revista Nature Climate Change indica que o conjunto de correntes superficiais e profundas -Circulação do Movimento Meridional do Atlântico, em inglês AMOC, pode estar à beira do colapso.


A AMOC é responsável por encaminhar as águas quentes e salgadas dos trópicos em direção ao norte da Europa — um desses fluxos é a chamada Corrente do Golfo.


Quando chegam à Gronelândia as águas arrefecem e ficam mais densas e voltam para a Antártida pelo fundo do oceano.


Estes fluxos de temperatura e de águas no oceano são VITAIS para a distribuição de calor nos continentes.


Se um destes fluxos entram em ruptura, as consequências podem incluir o aumento de tempestades, a diminuição da temperatura na Europa, o aumento do nível do mar no leste da América do Norte e a redução das chuvas an América do Sul e na África Ocidental.


Todos temos um papel activo na redução das emissões de CO2, enquanto cidadãos podemos pressionar os governos, apoiar iniciativas e activistas ambientais e implementar mudanças no nosso dia-a-dia. E exigir às pessoas famosas e milionárias que algumas pessoas 'seguem' e idolatram', um comportamento mais sustentável e responsável, um exemplo menor...exemplos maiores:


> exigir a transição energética para energias menos poluentes numa primeira fase, (aqui as baterias são poluentes mas incomparavelmente menos que o petróleo e o carvão), quando trocar o seu carro escolha um totalmente elétrico enquanto não há o carro a hidrogénio, por exemplo, separe o lixo correctamente e deixe de comer carne, reutilize os seus sacos, não compre comida embalada se puder, tenha um comportamento individual sustentável: talvez com o seu exemplo, outros o sigam.


-

Sobre a notícia principal partilho a notícia da RTP, caso queira ler mais sobre o tema.


https://www.rtp.pt/noticias/mundo/principal-corrente-do-oceano-atlantico-pode-estar-proxima-do-limite-critico-alerta-estudo_n1340649

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page