top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

O intestino e a serotonina95% dos receptores de serotonina estão no nosso intestino. Logo, a qualid


95% dos receptores de serotonina estão no nosso intestino. Logo, a qualidade da sua dieta alimentar irá influenciar a quantidade de serotonina produzida pelo organismo, o que por seu lado irá influenciar a sensação de bem-estar, a regulação do humor, apetite e a qualidade do sono, bem como noutras funções do organismo, como a motilidade intestinal ou a coagulação do sangue.


A serotonina é um neurotransmissor produzido através do seu precursor L-triptofano, um aminoácido essencial obtido através da alimentação e presente em alimentos ricos em triptofano 8 um aminoácido essencial por ser um precursor da síntese de serotonina no organismo) como as oleaginosas, algas, cereais integrais, sementes, frutas e vegetais e azeite.


A saúde intestinal, não é em vão que se diz que o intestino é o nosso segundo cérebro, é afectada pelos alimentos e líquidos que ingerimos. Não é normal estarmos mais do que um dia sem ir à casa-de-banho, como não é normal que as suas fezes tenham um cheiro muito intenso, sejam rijas ou demasiado moles. (Sobre este assunto leia este texto, já publicado aqui.

Quanto mais diversificada for a sua alimentação, mais saudável será o seu intestino, já que 50% das fezes são bactérias, muitas das quais são boas e contribuem para a saúde do microbioma.


Portanto, como seria de esperar, a alimentação não deve considerada como uma mera ocupação, como um ritual ou um consolo. A alimentação ocupa um papel central no bom funcionamento do organismo, ingerimos vitaminas, minerais, proteínas, fibra, água e hidratos de carbono que são essenciais para que o organismo funcione e bem. E falo de todo o organismo, nas suas diferentes camadas: física, mental e emocional. Se ingerimos pesticidas, gorduras, corantes, conservantes, álcool e outras substâncias nocivas e artificiais, todo o corpo começa, mesmo que lentamente, a padecer e a encontrar entraves ao seu bom funcionamento. E um orgão influencia os outros e a pouco e pouco, começa a tratar uma patologia com medicamentos, sem compreender que a fonte original de problemas foi criada (ingerida) por si ao longo de muito tempo e há muito tempo. O corpo é inteligente e tem o incrível poder de regenerar face aos nossos disparates mas quando o que entra pela boca não ajuda, não há milagres. Na realidade, há mas têm o seu preço.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page