top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

O ozono no tratamento do cancro

Introdução: Este artigo fornece uma visão geral do uso potencial do ozono como adjuvante durante o tratamento do cancro.


Métodos: Resumimos as publicações mais relevantes focadas nesse objectivo e incluímos a nossa experiência clínica relacionada.


Resultados: Ao longo de várias décadas, revistas de prestígio publicaram estudos in vitro sobre a capacidade do ozono de induzir danos diretos às células tumorais e, também, potencializar os efeitos da radioterapia e da quimioterapia. Os efeitos indiretos foram demonstrados em modelos animais: modulação imune apenas pelo ozono e efeito sensibilizador da radioterapia pela administração concomitante de ozono. Os efeitos do ozono na modificação da curva de dissociação da hemoglobina, níveis de 2,3-difosfoglicerato, fluxo sanguíneo locorregional e hipóxia tumoral fornecem suporte adicional para potenciais efeitos benéficos durante o tratamento do câncer. Infelizmente, apenas alguns estudos clínicos estão disponíveis. Por fim, descrevemos alguns trabalhos e nossa experiência que apoiam o papel potencial da ozonioterapia local no tratamento do retardo da cicatrização após a ressecção do tumor, para evitar atrasos no início da radioterapia e quimioterapia.

Conclusões: Estudos in vitro e em animais, bem como relatos clínicos isolados, sugerem o potencial papel do ozono como adjuvante durante a radioterapia e/ou quimioterapia. No entanto, mais pesquisas, como ensaios clínicos randomizados, são necessárias para demonstrar sua potencial utilidade como ferramenta terapêutica adjuvante.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page