top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

O que acontece se diminuir a actividade cerebral

Será possível parar o pensamento?

Quando nos sentamos, fechamos os olhos e procuramos acalmar o pensamento, tornando-o secundário e mínimo, desligando-nos da nossa identidade terrena, do nosso corpo físico, e permitindo ao cérebro a entrada numa espécie de não lugar, concentrada no vazio do espaço e do tempo, o sistema nervoso equilibra-se e nesse vazio encontra uma nova ordem, inteira e integrada no todo. Trata-se de uma espécie de reset.

Quanto mais nos aproximamos deste lugar vazio e sem significado, maior é a possibilidade de ligação ao divino, ao todo, à energia vital. Maior é também a possibilidade de alterarmos a frequência dos nossos pensamentos, de forma a elevar a sua vibração, o que influenciará o nosso estilo de vida e as nossas relações.

Enquanto há vida há pensamento, portanto quando falo em acalmar o pensamento não me refiro a deixar de pensar mas diminuir a sua actividade e dirigir a atenção a um só pensamento e acção, que pode ser a respiração ou uma luz dourada ou outra imagem que sirva para diminuir a actividade cerebral ao máximo, de forma a permitir que o córtex cerebral se 'desligue' parcialmente e descanse.

Há quem chame a isto meditação. Se conseguir concentrar-se na mecânica ritmada da sua respiração durante 5 minutos , pode conseguir com o tempo e persistência,tornar-se num espectador dos seus processos mentais e assim acalmar-se. A tensão arterial desce, o padrão das emoções também tende a melhorar com este tipo de pratica, se conseguir fazê-la com regularidade.

Experimente esta prática antes de dormir ou depois de acordar. E observe a sua capacidade de resposta, quer cerebral, quer física, ao longo do dia.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page