top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Os animais mais fortes do mundo comem vegetais


'Os animais mais fortes do mundo comem vegetais. Gorilas, búfalos, elefantes e eu.'

Patrick Baboumia, detentor do título 'Homem mais forte da Alemanha', em 2011 e detentor do recorde mundial de levantamento de pesos em 2018.


Nasceu em 1979 no Irão mas desde os 7 que vive na Alemanha. Desde criança que se interessou em musculação e tornou-se fisioculturista ainda muito jovem. É um atleta de força recordista e ex-fisiculturista.

Entre 2007 e 2015 ganhou várias competições e atingiu vários recordes mundiais de força.

Em 2013 Patrik atingiu o recorde mundial de yoke walk, carregando 550 quilos durante mais de dez metros no Festival de Comida Vegetariana de Toronto, no Canadá.

Em 2018 detinha o recorde mundial de Log Lift, bem como o recorde alemão de peso pesado Log Lift.

Patrik Baboumia é vegetariano desde 2005 e vegan desde 2011. As suas motivações são éticas, tendo-se, inclusive, tornado um conhecido activista do veganismo, chegando a escrever livros sobre o assunto.

“Eu sofria de azia constante ao consumir produtos lácteos. É importante saber que proteína de origem animal contém quantidades especialmente elevadas de aminoácidos contendo enxofre. Isso leva a uma excessiva acidificação do corpo. Torna-se evidente quando se tem azia, e a coisa diabólica sobre essa situação é que, a princípio, beber leite ajuda. O estômago tem algo a fazer nesse momento, e o ácido fica equilibrado. Eu não percebia que a azia era causada em primeiro lugar pelos laticínios”, revelou ao Vegetarian Bodybuilding.


Desde que se tornou vegan, as suas principais fontes de proteínas são leite de soja, proteína isolada de soja, tofu, nozes, amendoim e feijões, e fez um alerta: “Se o seu corpo é muito ácido, ele não pode digerir proteínas em óptimos níveis e, para um atleta de força preocupado com uma oferta suficiente de proteínas, isso é um pesadelo.”

Além de Patrick Baboumia, vários atletas e body builders têm uma filosofia vegan, apelando não só à saúde como à compaixão. Exemplos disso são os jovens Jon Venus, Nimai Delgado, a tenista Venus Williams, a futebolista Alex Morgan, entre outros.

Em Portugal a conhecida apresentadora e maratonista Isabel Silva é uma acérrima defensora da alimentação natural e vegan. Já a nível internacional, o conhecido futebolista Lionel Messi, apesar de não ser vegan, seguiu esta dieta durante algum tempo com o objetivo de melhorar o seu desempenho. E isto já diz muito sobre a necessidade de comer proteína animal em excesso, não?


Este tipo de dieta, cuidados e suplementos adicionais com a correcta combinação de aliementos é perfeitamente indicada a atletas de alta competição. O valor biológico das proteínas vegetais ingeridas é muito alto, logo, adequado para alto rendimento. E exclui o 'lixo' biológico que representam as carnes e os lácteos em degradação no nosso organismo.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page