top of page
  • Foto do escritorDra. Fátima Santiago

Os Fitatos e os Oxalatos

Com a chegada do Outono, aumenta também a ingestão de leguminosas. Importa recordar o que são fitatos e oxalatos e como cozinhar convenientemente as leguminosas.


Os Fitatos e os Oxalatos são derivados do ácido fítico e ácido oxálico, respectivamente. Encontram-se naturalmente em alguns alimentos que devemos consumir com regularidade, desde que bem preparados e combinados.

Os FITATOS, por exemplo, estão presentes em cereais integrais e leguminosas: aveia, centeio, trigo, milho, cevada, ervilha, soja, grão-de-bico, feijão, lentilha, feijoca, amendoim, tofu, linhaça, farinha de soja.


Já os OXALATOS estão presentes em maior abundância nos seguintes alimentos: espinafre, beterraba, cacau em pó, ruibarbo, acelgas.


Todas as pessoas, independentemente da sua escolha alimentar, devem ficar esclarecidas sobre como proceder para minimizar a absorção dos fitatos e oxalatos pelo organismo.

Os fitatos e os oxalatos diminuem a absorção do ferro, cálcio, zinco, fósforo.


Existem maneiras de diminuir o teor dessas substâncias no organismo.

. Demolhar durante 24 horas o feijão, grão-de-bico e a feijoca (trocar a água a cada 8 horas) . Demolhar durante 8 horas os cereais como: arroz integral, trigo sarraceno, aveia . Demolhar durante 4 horas a lentilha verde . Cozer as leguminosas com alga kombu . Durante a cozedura retirar a espuma que se forma à superfície




201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram

 

 

©  2024 por Medicina Integrativa Dra. Fátima Santiago

bottom of page